Clã de Núcleo de Barcelos: o ponto de encontro de Caminheiros e tribos isoladas

No ano passado, o Núcleo de Barcelos criou o Clã de Núcleo de Barcelos, uma iniciativa com o objetivo de colmatar algumas das necessidades identificadas na vivência da IVª secção no núcleo, nomeadamente, a existência de Clãs com um número muito reduzido de Caminheiros ou mesmo de Caminheiros isolados no seu agrupamento.

Com esta oferta, os Caminheiros nesta situação encontram uma oportunidade de viver plenamente a IVª secção e tudo o que a envolve. Este ano, o Clã continua ativo e com novos elementos fazendo parte deste os Clãs dos Agrupamentos 529 – Areias S. Vicente, 595 – Arcozelo e 1376 – Abade de Neiva. O Clã é composto por duas tribos e a equipa de animação é composta pelos dirigentes dos Clãs pertencentes. Realizamos reuniões semanais, nas diversas sedes dos membros, sempre que possível tentando que estas não interfiram em atividades do agrupamento.

Para que possam compreender melhor o funcionamento do nosso Clã, partilho o meu testemunho: «Olá, eu sou a Carol do agr. 595 Arcozelo e sou integrante do Clã de Núcleo desde o seu início. Gostava de começar por dizer que foi graças a este Clã que tive a oportunidade de viver a IV da forma que deve ser vivida. Há 3 grandes pontos que eu considero essenciais para explicar a importância da criação de algo assim para micro Clãs como o meu. Na verdade, o meu era mais do que micro Clã, éramos apenas 2, hoje sou só eu. Pertencer a este Clã trouxe-me algo que é muito difícil arranjar sozinha, motivação! Finalmente tinha um grupo com quem podia trabalhar, reunir, falar… coisas que parecem banais, mas que fazem toda a diferença. Pela primeira vez, passamos a ter reuniões todas as semanas, imensas atividades, e conseguimos trabalhar o sistema de progresso e de patrulhas. O que nos leva ao meu 2º ponto, a mística da IV. Confesso que desconhecia muita coisa sobre a mesma, mas depois de me juntar ao Clã posso dizer com orgulho que esta intensificou o meu entendimento da vida e o meu progresso avançou por ter de facto pensado e trabalhado nele. O 3º e último ponto é aquilo que alguns acham que pode ficar em risco: a vida em agrupamento, mas posso dizer que isso foi algo que nenhum de nós perdeu, nem do qual se afastou. Pelo contrário, estar perante outras realidades só nos deu novas ideias para levar para os nossos próprios agrupamentos e tentar levá-los mais para a frente. Nada se perdeu, ficamos todos a ganhar! E de um grupo de estranhos, nasceu uma família!»

Os Clãs de Núcleo/Regionais são uma ferramenta pedagógica da IV secção e podem ser criados por qualquer Região ou Núcleo sempre que se verifique essa necessidade. A sua criação é simples, conforme estabelecido nas Linhas Orientadoras (QR code), e a equipa CLARUS – Equipa Nacional dos Clãs Regionais e Universitários (clarus@escutismo.pt) está sempre disponível para apoiar no que for necessário.

Sabe mais aqui!

Texto e Fotos : Carolina Costa, Agr. 595 Arcozelo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »