CNE condecorado pela Presidência

Na cerimónia de abertura, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o CNE com a Ordem da Instrução Pública.

Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença pela segunda vez num ACANAC. Na cerimónia de abertura o Presidente da República agradeceu ao CNE pelos 100 anos de história e não querendo esperar pela data do Centenário da associação, agraciou a associação com a Ordem da Instrução Pública, uma condecoração que se destina a galardoar quem preste altos serviços à causa da educação pelo «serviço ao país, serviço à formação de construtores do futuro em Portugal».

 

Já em 1992 o ex-Presidente da República, Mário Soares, distinguiu o CNE com a Ordem do Mérito e em 1997, o ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, atribuiu a Ordem do Infante D. Henrique ao Corpo Nacional de Escutas.

 

Para o atual Presidente da República, esta condecoração só faz sentido no ACANAC «Eu tinha de o fazer em frente de 18.500 escuteiros. Não podia fazer em frente de 100, de 200, de 1000. Tinha que fazer convosco. Eu tinha que agradecer aquilo que Portugal vos deve, para todos um grande coração, o coração de Portugal a agradecer ao Corpo Nacional de Escutas.

 

O Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria reagiu a esta condecoração indicando que “O CNE fica muito contente com esta distinção, principalmente porque reconhece o nosso serviço na educação e ensino.” Reforçou ainda que “sendo o CNE um movimento de educação não formal, em que os nossos jovens e crianças são, eles próprios, agentes do seu próprio desenvolvimento, este galardão é, em primeiro lugar, dos escuteiros, que aprendem uns com os outros. Os nossos dirigentes, que ao longo de 100 anos são o irmão mais velho, estão todos igualmente de parabéns.” Por fim, Ivo Faria salientou que “ficamos muito contentes com o reconhecimento do país para a educação não formal, não apenas a que no CNE oferecemos, mas para outras tantas associações, escutistas, guidistas e tantas outras o fazem.”

Texto de Susana Micaela Santos e Cláudia Xavier.

Fotos António Rendeiro, Cláudio Noy e Rui Pereira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.