CNE dinamiza sessão de formação da região europeia sob o tema “igualdade de género”

No passado dia 26 de julho, o projeto Scouts for Gender Equality (Escuteiros pela Igualdade de Género), promovido pela Região Europeia da Organização Mundial do Movimento Escutista, com o apoio da European Youth Foundation (Fundação Europeia da Juventude), organizou uma atividade de formações para as equipas de trabalho da Região Europeia com o tema “Igualdade de Género”.

O CNE, tendo sido um participante do projeto Scouts for Gender Equality, que teve início em fevereiro de 2020 e chega agora ao final, foi convidado a dinamizar uma das sessões, com o tema “Igualdade de Género e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

 

A sessão contou com participantes de diferentes países da Europa, onde foram partilhados os trabalhos do Departamento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DNODS), e ações que este departamento tem desenvolvido com o apoio da Equipa para a Igualdade de Género e as recentes iniciativas desta equipa, assim como os seus planos para o futuro próximo.

 

Através de jogos e da partilha de boas práticas e experiências foi possível dar a conhecer aos participantes o Compromisso 2030, o projeto de Igualdade de Género e ainda aprender com todas as diferentes realidades presentes neste encontro.

 

O convite para a dinamização desta sessão demonstra o reconhecimento internacional do trabalho que o CNE tem feito na educação das nossas crianças e jovens para um mundo mais justo e com oportunidades iguais para todos.

 

Além da sessão dinamizada pela equipa para a Igualdade de Género, o programa contou com a apresentação de mais dois projetos de outras associações, o #TeamGirlNL da Holanda e o Making Gender Equality interactive – a simple manual da Croácia e Macedónia do Norte. Tiveram ainda lugar sessões gerais, sobre a importância da igualdade de género no escutismo, e a importância desta ser trabalhada, uma apresentação das Filipinas sobre promoção de uma sociedade que valoriza a inclusão e uma apresentação do toolkit do HeForShe, uma campanha da Organização das Nações Unidas – Mulheres, que pretende unir homens e mulheres nesta busca pela igualdade.

 

Estes momentos formativos e de partilha, sejam internos ou externos à associação, são bastante enriquecedores e contribuem para o crescimento do projeto de Igualdade de Género do CNE, pois recebemos contributos de diferentes visões e realidades, com o objetivo de tornar o CNE mais justo e inclusivo.

 

Texto e fotografia:

Equipa para a Igualdade de Género

snas.ods.5@escutismo.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE presente no International Commissioner Forum em Malta

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Malta, tivemos a oportunidade de discutir temas como a inclusão, Safe from Harm, retenção de voluntários, liderança nas equipas internacionais, o papel do Secretário Internacional, entre muitos outros.

CNE participa no The Academy 2024 em Cracóvia

Dois Dirigentes do CNE marcaram presença na edição deste ano do The Academy, um evento europeu de formação para escuteiros e guias, que se realizou entre 22 e 27 de novembro em Cracóvia, na Polónia.