CNE dinamiza sessão de formação da região europeia sob o tema “igualdade de género”

No passado dia 26 de julho, o projeto Scouts for Gender Equality (Escuteiros pela Igualdade de Género), promovido pela Região Europeia da Organização Mundial do Movimento Escutista, com o apoio da European Youth Foundation (Fundação Europeia da Juventude), organizou uma atividade de formações para as equipas de trabalho da Região Europeia com o tema “Igualdade de Género”.

O CNE, tendo sido um participante do projeto Scouts for Gender Equality, que teve início em fevereiro de 2020 e chega agora ao final, foi convidado a dinamizar uma das sessões, com o tema “Igualdade de Género e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

 

A sessão contou com participantes de diferentes países da Europa, onde foram partilhados os trabalhos do Departamento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DNODS), e ações que este departamento tem desenvolvido com o apoio da Equipa para a Igualdade de Género e as recentes iniciativas desta equipa, assim como os seus planos para o futuro próximo.

 

Através de jogos e da partilha de boas práticas e experiências foi possível dar a conhecer aos participantes o Compromisso 2030, o projeto de Igualdade de Género e ainda aprender com todas as diferentes realidades presentes neste encontro.

 

O convite para a dinamização desta sessão demonstra o reconhecimento internacional do trabalho que o CNE tem feito na educação das nossas crianças e jovens para um mundo mais justo e com oportunidades iguais para todos.

 

Além da sessão dinamizada pela equipa para a Igualdade de Género, o programa contou com a apresentação de mais dois projetos de outras associações, o #TeamGirlNL da Holanda e o Making Gender Equality interactive – a simple manual da Croácia e Macedónia do Norte. Tiveram ainda lugar sessões gerais, sobre a importância da igualdade de género no escutismo, e a importância desta ser trabalhada, uma apresentação das Filipinas sobre promoção de uma sociedade que valoriza a inclusão e uma apresentação do toolkit do HeForShe, uma campanha da Organização das Nações Unidas – Mulheres, que pretende unir homens e mulheres nesta busca pela igualdade.

 

Estes momentos formativos e de partilha, sejam internos ou externos à associação, são bastante enriquecedores e contribuem para o crescimento do projeto de Igualdade de Género do CNE, pois recebemos contributos de diferentes visões e realidades, com o objetivo de tornar o CNE mais justo e inclusivo.

 

Texto e fotografia:

Equipa para a Igualdade de Género

snas.ods.5@escutismo.pt

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *