O CNE, tendo sido um participante do projeto Scouts for Gender Equality, que teve início em fevereiro de 2020 e chega agora ao final, foi convidado a dinamizar uma das sessões, com o tema “Igualdade de Género e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
A sessão contou com participantes de diferentes países da Europa, onde foram partilhados os trabalhos do Departamento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DNODS), e ações que este departamento tem desenvolvido com o apoio da Equipa para a Igualdade de Género e as recentes iniciativas desta equipa, assim como os seus planos para o futuro próximo.
Através de jogos e da partilha de boas práticas e experiências foi possível dar a conhecer aos participantes o Compromisso 2030, o projeto de Igualdade de Género e ainda aprender com todas as diferentes realidades presentes neste encontro.
O convite para a dinamização desta sessão demonstra o reconhecimento internacional do trabalho que o CNE tem feito na educação das nossas crianças e jovens para um mundo mais justo e com oportunidades iguais para todos.
Além da sessão dinamizada pela equipa para a Igualdade de Género, o programa contou com a apresentação de mais dois projetos de outras associações, o #TeamGirlNL da Holanda e o Making Gender Equality interactive – a simple manual da Croácia e Macedónia do Norte. Tiveram ainda lugar sessões gerais, sobre a importância da igualdade de género no escutismo, e a importância desta ser trabalhada, uma apresentação das Filipinas sobre promoção de uma sociedade que valoriza a inclusão e uma apresentação do toolkit do HeForShe, uma campanha da Organização das Nações Unidas – Mulheres, que pretende unir homens e mulheres nesta busca pela igualdade.
Estes momentos formativos e de partilha, sejam internos ou externos à associação, são bastante enriquecedores e contribuem para o crescimento do projeto de Igualdade de Género do CNE, pois recebemos contributos de diferentes visões e realidades, com o objetivo de tornar o CNE mais justo e inclusivo.