Por proposta do eurodeputado José Manuel Fernandes, o CNE foi distinguido pelo projeto "Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências.

O Parlamento Europeu atribuiu ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português o “Prémio do Cidadão Europeu 2020”. A distinção destaca o trabalho da associação ao nível da educação e formação dos jovens para a cidadania ativa e para o desenvolvimento de competências.

O Prémio tem como objetivo “recompensar atividades excecionais desempenhadas por cidadãos, grupos, associações ou organizações nos domínios da promoção de uma maior integração dos cidadãos europeus, cooperação, reforço do espírito europeu e no âmbito dos valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia”.

Por proposta do eurodeputado José Manuel Fernandes, o CNE foi candidato ao Prémio referente ao ano de 2020. O projeto a concurso teve a designação de “Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências”, que tem por base o Programa Educativo da associação.

“É um justo reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido no escutismo com um contributo de excelência na educação e formação de jovens, com resultados inestimáveis para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, desenvolvida e sustentada nos valores europeus e humanistas”, sublinha o eurodeputado José Manuel Fernandes.

Por sua vez Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE declara que “estamos muito felizes com esta distinção, que premeia, acima de tudo, os nossos Agrupamentos (grupos locais) onde a verdadeira magia do crescimento das crianças e jovens acontece. É junto das comunidades locais que eles, protagonistas principais deste amanhã, ajudam a construir já hoje. Um justo reconhecimento aos milhares de voluntários adultos que, mesmo em tempos mais desafiantes como este que vivemos, conseguem manter-se motivados e continuam a perseverar para que o escutismo continue.”

Assim, por decisão da Chancelaria do Prémio do Cidadão Europeu, o CNE foi um dos laureados da edição 2020, tendo sido o único candidato português a merecer esta distinção.

Texto de: Comunicação Externa. Fotografia de: Corpo Nacional de Escutas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Parabéns Voluntário!

Hoje celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado. Nesta data especial, é importante referir a dedicação de todos os adultos voluntários do CNE que trabalham em