A 16.ª edição do Encontro Nacional da Juventude decorreu no Centro de Congressos do Estoril, este evento também marcou o encerramento de Cascais 2018 Capital Europeia da Juventude.

Centenas de jovens provenientes de todo o país, dezenas de personalidades convidadas, infindáveis opiniões e muito convívio e animação – foi assim que, durante três dias, o CNE esteve representado, não só através do seu stand promocional, como também através dos vários escuteiros que estiveram presentes no Encontro Nacional de Juventude (ENJ), que decorreu no Centro de Congressos do Estoril, de 12 a 14 de dezembro.

Tendo sido o tema do encontro a celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem (ONU,1948), foi dinamizado pelo CNE um jogo sobre os Direitos Humanos para os participantes do evento.

Por outro lado, foram realizadas no palco principal várias exposições e debates em torno do tema, que contaram com oradores experientes, partilha de opiniões e interação com os participantes. Ocorreram ainda algumas sessões organizadas, em pequenos grupos, e com o apoio dos formadores presentes, que visaram a reflexão sobre como seria a Declaração se fosse escrita hoje.

O evento pautou-se também pela presença do convidado especial General Ramalho Eanes, que interveio sobre o acesso dos jovens aos seus direitos e, entre outros, a atuação da banda HMB, sessões de conversa com o humorista Fernando Alvim e ainda o programa televisivo “Governo Sombra”.

Por fim, deu-se o encerramento da Cascais Capital Europeia da Juventude 2018, tendo subido ao palco os vários agrupamentos de escuteiros pertencentes ao concelho, recebendo um prémio como agradecimento pela participação ativa nos eventos criados com o município, como o Jota Joti e as Mafeking Talks.

O Encontro Nacional de Juventude é promovido pelo Conselho Nacional de Juventude, que é o órgão representativo das organizações de juventude portuguesas, na qual o CNE é membro de pleno direito.

Texto de: Joana Bacelar. Fotografia de: Rui Dinis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

O Escutismo do Estado Novo ao PREC

Sobrevivendo à repressão do regime salazarista e aos tempos conturbados do processo revolucionário, o nosso Movimento Escutista resistiu e prosperou. Queres saber mais sobre este período da História do CNE?

Em contagem decrescente até aos 50 anos da Revolução dos Cravos

Até dia 25 de abril, o site da Flor de Lis vai dar-te a conhecer mais sobre a Revolução que há cinco décadas devolveu a liberdade ao nosso país e o seu impacto no escutismo. Para refrescar a tua memória, trazemos-te 10 curiosidades sobre os acontecimentos do golpe militar que derrubou o Estado Novo.

Servir em Fátima: Inscrições abertas

Participa no acolhimento dos peregrinos do Santuário de Fátima nas Peregrinações Aniversárias, a 12 e 13 dos meses de maio até outubro, e na Peregrinação das Crianças, a 10 de junho. Já te podes inscrever!