CNE recebe voto de saudação da Assembleia da República

A Assembleia da República aprovou por unanimidade um voto de saudação pelo 100º aniversário do Corpo Nacional de Escutas.

A Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, apresentou ontem um projeto de voto de saudação ao Corpo Nacional de Escutas (CNE), pelo 100º aniversário da sua fundação.

A Assembleia recordou a história do escutismo católico português, desde a sua fundação até aos dias de hoje. Destacaram-se também as condecorações atribuídas ao CNE, tais como a Medalha de Bons Serviços Desportivos, a Ordem de Mérito, atribuída pelo ex-Presidente da República, Mário Soares, a Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, e a Ordem da Instrução Pública, concedida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O projeto de voto sublinha que «no momento em que a fraternidade, a solidariedade, o humanismo, e a sustentabilidade, assumem uma crescente relevância na nossa sociedade, é imperativo homenagear a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil escuteiros, distribuídos por mais de 1300 agrupamentos, em 20 regiões, quando comemora 100 anos da sua existência no nosso país». 

A Assembleia saudou todos os lobitos, escuteiros e voluntários por este «marco histórico, reconhecendo o contributo do CNE para a construção de uma autêntica escola para a vida de milhares de crianças e jovens portugueses. Fazendo votos para que o seu sentido de missão, abnegação e alegria continue a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e humanista».

O voto de saudação foi aprovado por unanimidade pelos deputados da Assembleia da República, que aplaudiram de pé o CNE e saudaram os representantes dos agrupamentos 688, 773, 927 e 1008 presentes nas galerias.

Assiste ao momento no canal do Youtube do Escutismo, disponível aqui.

Texto: Cláudia Xavier

Fonte e Fotografia: Assembleia República

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »