
Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE, recebeu hoje, no Parlamento Europeu, em Bruxelas o “Prémio do Cidadão Europeu 2020”, onde o CNE foi distinguido pelo projeto “Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências”.
O Parlamento Europeu atribuiu ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português o “Prémio do Cidadão Europeu 2020”. A distinção destacou o trabalho da associação ao nível da educação e formação dos jovens para a cidadania ativa e para o desenvolvimento de competências.
O CNE foi candidato ao Prémio no ano de 2020 por proposta do eurodeputado José Manuel Fernandes. Este prémio tem como objetivo “recompensar atividades excecionais desempenhadas por cidadãos, grupos, associações ou organizações nos domínios da promoção de uma maior integração dos cidadãos europeus, cooperação, reforço do espírito europeu e no âmbito dos valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia”.
Ivo Faria, acompanhado por Pedro Carvalho da Equipa Nacional de Jovens Porta-Vozes, recebeu hoje o prémio, durante a cerimónia de entrega dos prémios no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Para o Chefe Nacional do CNE este prémio é um reconhecimento do trabalho feito “essencialmente, nos nossos Agrupamentos, nas nossas Unidades, com tantas crianças e jovens empenhados nas suas comunidades e no seu próprio crescimento. É também um justo reconhecimento para os milhares, e milhares de voluntários que ajudam estas crianças e jovens a assumir cada vez mais um papel construtivo na sociedade, na sua comunidade.”
Por fim Ivo Faria reforça que o Escutismo Português em geral foi premiado “diria que é um prémio que reconhece, não só o Escutismo Católico, mas o Escutismo português em geral, e também o Guidismo. Temos objetivos comuns, é muito mais o que nos une do que o que nos distingue. Por isso sinto que este é um reconhecimento para todos. Para estas associações irmãs que trabalham todos os dias para uma sociedade cada vez mais justa, feliz e com espírito de equipa e trabalho em comum. Este é um dia feliz para o CNE”
Recordamos que o CNE foi o único candidato português a merecer esta distinção.
Texto: Susana Micaela Santos.
Fotografia: Pedro Carvalho

Escuteiros apoiam resposta humanitária em Gaza
Segundo a World Scouting, o trabalho voluntário de escuteiros em Gaza no apoio a crianças, jovens e famílias afetadas pela crise humanitária tem sido determinante num território onde a escassez de ajuda ameaça agravar a fome.

Canonização de Carlo Acutis irá acontecer dia 7 de setembro
O Beato Carlo Acutis será canonizado pela Igreja Católica este domingo, dia 7 de setembro, numa cerimónia presidida pelo Papa Leão XIV na Praça de São Pedro, no Vaticano. O CNE irá marcar presença.

World Scouting apela a cessar-fogo imediato e acesso humanitário em Gaza
A Organização Mundial do Movimento Escutista (WOSM) manifestou ontem «profunda preocupação» com a situação humanitária em Gaza, marcada pela fome extrema e pelo impacto devastador do conflito nas crianças e jovens.

«É das maiores loucuras e desafios que se fazem as melhores memórias»
Catarina Cardoso, do Agrupamento 813 Marinhas, embarcou numa aventura guiada pela fé. Sozinha, participou como voluntária no Jubileu dos Jovens, de 26 de julho a 3 de agosto, em Roma. Conhece aqui o seu testemunho!