Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE, recebeu hoje, no Parlamento Europeu, em Bruxelas o “Prémio do Cidadão Europeu 2020”, onde o CNE foi distinguido pelo projeto “Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências”.
O Parlamento Europeu atribuiu ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português o “Prémio do Cidadão Europeu 2020”. A distinção destacou o trabalho da associação ao nível da educação e formação dos jovens para a cidadania ativa e para o desenvolvimento de competências.
O CNE foi candidato ao Prémio no ano de 2020 por proposta do eurodeputado José Manuel Fernandes. Este prémio tem como objetivo “recompensar atividades excecionais desempenhadas por cidadãos, grupos, associações ou organizações nos domínios da promoção de uma maior integração dos cidadãos europeus, cooperação, reforço do espírito europeu e no âmbito dos valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia”.
Ivo Faria, acompanhado por Pedro Carvalho da Equipa Nacional de Jovens Porta-Vozes, recebeu hoje o prémio, durante a cerimónia de entrega dos prémios no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Para o Chefe Nacional do CNE este prémio é um reconhecimento do trabalho feito “essencialmente, nos nossos Agrupamentos, nas nossas Unidades, com tantas crianças e jovens empenhados nas suas comunidades e no seu próprio crescimento. É também um justo reconhecimento para os milhares, e milhares de voluntários que ajudam estas crianças e jovens a assumir cada vez mais um papel construtivo na sociedade, na sua comunidade.”
Por fim Ivo Faria reforça que o Escutismo Português em geral foi premiado “diria que é um prémio que reconhece, não só o Escutismo Católico, mas o Escutismo português em geral, e também o Guidismo. Temos objetivos comuns, é muito mais o que nos une do que o que nos distingue. Por isso sinto que este é um reconhecimento para todos. Para estas associações irmãs que trabalham todos os dias para uma sociedade cada vez mais justa, feliz e com espírito de equipa e trabalho em comum. Este é um dia feliz para o CNE”
Recordamos que o CNE foi o único candidato português a merecer esta distinção.
Texto: Susana Micaela Santos.
Fotografia: Pedro Carvalho

CNE participa em encontro europeu de centros escutistas, em Itália
O CNE esteve representado na edição de 2025 do ECMC – Conferência Europeia de Diretores de Centros Escutistas e Guidistas (European Guide & Scout Centre Manager’s Conference, na língua inglesa), que decorreu entre os dias 16 e 19 de outubro de 2025 no centro escutista Base Scout Mario Mazza, em Verona, Itália.

Dirigente do CNE eleito para direção do Centro Europeu de Voluntariado
Miguel Salgado, Dirigente do CNE e membro da direção da Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV), foi eleito no dia 15 de outubro para integrar a direção do Centro Europeu de Voluntariado (CEV).

JOTA-JOTI 2025: Jovens Construtores do Mundo ligam Portugal ao mundo escutista
Durante o fim de semana de 17 a 19 de outubro, o JOTA-JOTI 2025 uniu milhares de escuteiros por todo o planeta através do rádio e da internet. A Estação Nacional do CNE esteve sediada no Centro Comunitário Paroquial de Famões, sob coordenação do Núcleo Moinhos de Vento, da Região de Lisboa.

World Scouting junta-se a coligação a favor do transporte ferroviário na Europa
A World Scouting juntou-se a uma coligação de organizações juvenis, de consumidores e ambientais, com o objetivo de apelar à União Europeia para tomar medidas ousadas que tornem as viagens de comboio mais baratas e simples do que viajar de avião.