Coimbra: Dia Regional do Dirigente

A Região de Coimbra celebrou no dia 5 de novembro o Dia Regional do Dirigente, no Centro Escutista de Serpins. Uma atividade que juntou mais de uma centena de dirigentes.

Na véspera do Dia de São Nuno de Santa Maria, padroeiro do Corpo Nacional de Escutas (CNE), a Junta Regional de Coimbra, assinalou esta data com o Dia Regional do Dirigente. A 5 de novembro, mais de uma centena de dirigentes, marcou presença nesta atividade que se realizou no Centro Escutista de Serpins, no concelho da Lousã.

O mote desta atividade foi “O papel dos adultos no Escutismo é imprescindível e tem de ser valorizado” que, como sublinha Nuno Castela Canilho, Chefe Regional de Coimbra «não é fácil, especialmente hoje em dia, assumir um compromisso pessoal, ético e voluntário no Serviço de Animação, no acompanhamento e no apoio ao desenvolvimento integral dos jovens – com toda a exigência que a missão impõe».

O Dia Regional do Dirigente foi vivido em ambiente de alegria e descontração e juntou dirigentes de toda a região, de todos os núcleos e de uma grande maioria dos Agrupamentos.

A região quis também homenagear todos os Dirigentes que estão no ativo e que celebraram 25 anos de Promessa de Dirigente e de serviço à Juventude e ao CNE. A escolha de Serpins para a realização do Dia Regional do Dirigente foi simples porque «É a casa dos Dirigente da Região de Coimbra». O Chefe Regional de Coimbra realça que «Quase todos os dirigentes da nossa região receberam aqui a sua formação, têm deste espaço a memória do compromisso que assumira, a consciência da real dimensão da sua missão, do que é esperado em cada momento. Este é, para nós, um espaço de Liberdade, de Intimidade e de Opção e Compromisso».

Texto: Cláudia Xavier

Fonte: Junta Regional de Coimbra

Fotografias: Junta Regional de Coimbra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »