Com a IV em Mente: “Errar é Escutista?”

No passado dia 26 de maio, cerca de 25 caminheiros e dirigentes juntaram-se no ZOOM para debater o tema “Errar é Escutista?”

Este encontro começou com o típico momento de quebra gelo de forma a deixar todos os participantes confortáveis para participarem ativamente neste momento de debate e partilha. A edição de maio teve como convidados quatro caminheiros para serem mediadores das salas onde decorreram as discussões do tema proposto. Cada moderador tinha uma ou duas perguntas para lançar à discussão com os elementos que estavam nas suas salas, os mesmo iam mudando de sala para debater as diferentes questões.

Após os debates foram apresentadas as seguintes conclusões: os dirigentes devem dar espaço para errar, mas sem deixar que as consequências dos erros sejam muito grandes, todas ideias são válidas e aptas a serem implementadas e desenvolvidas mesmo que existam erros durante todos o processo pois o erro deve ser encarado como uma aprendizagem e forma de crescimento. O escutismo é um espaço para errar, tal como muitos outros sítios, sem nunca esquecer que quando estamos fardados temos que ter alguma atenção aos erros pois podem por todo o movimento em causa. As ideias fora da caixa devem ser postas em prática sem medo que o erro aconteça, pois errar faz parte da vida e devemos vê-lo como aliado e não como inimigo.

A sessão contou ainda com uma apresentação sobre o tema dos dirigentes, Catarina Ribeiro e João Silva, que definiram o erro e falaram do lado positivo e negativo do mesmo. A próxima sessão está marcada para o dia 23 de junho e terá como tema “Sistema de Progresso: progrides ou empancas?”.

Hoje decorre uma nova sessão “Com a IV em Mente” desta vez com o tema “Sistema de Progresso: Progrides ou Empancas?”.

Texto e fotografia de Matilde Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade