Comunidade de Quarteira: Atividade Elementar 2023

A Comunidade do Agr. 1052 Quarteira visitou a ilha da Madeira. Este Empreendimento, foi sinónimo de muito trabalho desenvolvido pelos Pioneiros, que abraçaram o desafio de Construção do Amanhã, Convivência com a Natureza e Aprofundamento da Fé.

Tudo começou em agosto, quando a Comunidade começou a organizar-se para o Empreendimento do ano escutista seguinte. Começámos a idealizar a atividade, mas pela ambição e talvez pelo compromisso, parecia que o local ideal para a tal Grande Atividade não nos surgia. É então que me lembro de uma amizade que tinha criado com um Caminheiro – na altura Pioneiro – da Madeira, no Encontro Nacional de Guias 2022. Uma amizade até bastante forte, que surgiu logo com um convite de visitar a ilha. Em tom de brincadeira e inocente, disse algo do género: «Ah! Eu fiz um amigo da Madeira e acho que era fixe lá irmos.» Ri-me muito alto, desviei o olhar e, quando olhei de novo para a Comunidade, estavam todos a concordar e a dizer que era isso que queriam. E assim foi. Do nada, surgiu um sonho no papel: ir à Madeira. Então, desde setembro antes do início do novo ano escutista, não parámos nunca de trabalhar por isso. O sonho de irmos era grande, mas o de irmos TODOS juntos era ainda maior e, para isso ser possível, organizámos um plano eficiente, mas trabalhoso, para alcançar o objetivo. Não vou mentir, foram muitos dias de trabalho, muitas reuniões, com a organização de alguns outros projetos paralelos, tudo numa intensidade tamanha que, me arrisco a dizer, seria o nosso projeto de vida num período semestral.

Pois bem! Seis meses se passam e ali estávamos, em fevereiro de 2023 e o sonho não mudara: queríamos ir à Madeira realizar o nosso Empreendimento. E conseguimos! Não sou muito emotivo com este tipo de coisas, e até tentei manter uma cara séria, mas não consegui e logo me emocionei ao receber a notícia, ao saber que não teria que pedir nada aos meus pais, ninguém teria de o fazer também e mesmo assim, todos conseguiam embarcar nesta missão. Foi um trabalho nosso, nosso e nosso! E partimos, com um Imaginário sobre a Construção do Amanhã, a convivência com a Natureza e o Aprofundamento na Fé, vivemos uma experiência totalmente Madeirense. Não nos permitimos a deixar alguma coisa de lado, pelo que chegamos a dormir três horas em algumas noites, só para podermos viver tudo e mais alguma coisa. Desde as famosas Levadas (sim, fizemos mais que uma), ao visitar dos pontos mais icónicos da ilha, como o Miradouro do Cabo Girão e até no andar de teleférico e nos famosos cestos nas descidas da Madeira. Foi tudo isto programado com a integridade do Imaginário que nos levou a um aproximar da Comunidade, a reflexões sobre temas diversos, como o sacrifício, o amor de Cristo, as dinâmicas da Comunidade e a maravilha da Criação. Foram 5 dias, 5 dias em que uma ilha foi a nossa casa, em que o sonho foi possível e foi eternamente guardado nas nossas memórias. Se repetia? Claro. Mesmo com todos os desafios e obstáculos? Sem pensar duas vezes. Porque o escutismo é isto, atingir metas, ultrapassar barreiras e, acima de tudo, aproveitar a vista no cimo do monte, após a vitória.

Texto e Fotos:  Marcos Mestre e Filipa Brás

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »