Concurso de debates – “Climate of Change”

De 9 a 13 de novembro, sete pioneiros do Agrupamento 522 Coz, do Núcleo do Oeste, região de Lisboa vencedores do concurso nacional, tiveram a oportunidade de estar em Bruxelas, para a final do torneio de debates do projeto #ClimateOfChange.

O torneio juntou 117 estudantes de 13 países da UE que, usando as suas melhores táticas e conhecimentos sobre Alterações Climáticas, Migrações, Juventude e Economia, tentaram ganhar o torneio. Em Bruxelas, as equipas nacionais foram divididas e 26 novas equipas europeias foram formadas por jovens de diferentes nacionalidades.

 Durante dois dias de debates e preparação, as novas equipas tiveram oportunidade de se conhecer e preparar os debates, e o torneio foi permitindo a seleção das equipas que passariam às semi-finais e finais.

 No dia 12 de Novembro, após a final universitária, a equipa do pioneiro Tiago Fortes, equipa Sócrates, sagrou-se vencedora do torneio dos estudantes de secundário. As classificações atribuídas pelos júris durante o torneio permitiram a seleção das dois melhores equipas do secundário e as quatro melhores equipas universitárias de modo a selecionar os 24 “vencedores” finais. As melhores equipas e debatedores, foram nomeados “Campeões para uma economia humana”, e foram premiados com um diploma e uma viagem de campo ao Sul Global para se tornarem jovens embaixadores e defensores do #ClimateOfChange.

Este projeto tinha como principal desafio promover a cooperação entre participantes de diferentes países da UE e fomentar a cidadania da UE, através do respeito mútuo e partilha de conhecimentos e ideias.

Texto: Departamento Nacional do Ambiente (DNA)

Fotografias: Projeto #ClimateOfChange

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *