O torneio juntou 117 estudantes de 13 países da UE que, usando as suas melhores táticas e conhecimentos sobre Alterações Climáticas, Migrações, Juventude e Economia, tentaram ganhar o torneio. Em Bruxelas, as equipas nacionais foram divididas e 26 novas equipas europeias foram formadas por jovens de diferentes nacionalidades.
Durante dois dias de debates e preparação, as novas equipas tiveram oportunidade de se conhecer e preparar os debates, e o torneio foi permitindo a seleção das equipas que passariam às semi-finais e finais.
No dia 12 de Novembro, após a final universitária, a equipa do pioneiro Tiago Fortes, equipa Sócrates, sagrou-se vencedora do torneio dos estudantes de secundário. As classificações atribuídas pelos júris durante o torneio permitiram a seleção das dois melhores equipas do secundário e as quatro melhores equipas universitárias de modo a selecionar os 24 “vencedores” finais. As melhores equipas e debatedores, foram nomeados “Campeões para uma economia humana”, e foram premiados com um diploma e uma viagem de campo ao Sul Global para se tornarem jovens embaixadores e defensores do #ClimateOfChange.
Este projeto tinha como principal desafio promover a cooperação entre participantes de diferentes países da UE e fomentar a cidadania da UE, através do respeito mútuo e partilha de conhecimentos e ideias.