Conferência Europeia dos Centros Escutistas

O Centro Escutista Pfadfinderdof Zellhof, na Áustria, recebeu entre 11 e 15 de outubro, o “Goose Network Meeting” e a “Conferência Europeia dos Centros Escutistas”, que juntou 47 centros escutistas europeus. Portugal esteve representado por cinco centros escutistas nacionais.

Realizou-se de 11 a 15 de outubro de 2023, no Centro Escutista Pfadfinderdof Zellhof na Áustria, o “Goose Network Meeting” e a “Conferência Europeia dos Centros Escutistas” que contou com a participação de cinco centros escutistas nacionais – Apúlia, CAEFZ, Quinta do Escuteiro, Drave e São Jacinto – e ainda dos Departamentos Nacionais do Ambiente e dos Centros Escutistas.

Sob o tema “Universe of connection”, estiveram representados na “Conferência Europeia dos Centros Escutistas”, 47 centros escutistas europeus, de cerca de 20 países, com o objetivo de partilha de ideias e boas práticas.

O programa da Conferência incluía apresentações, workshops e partilha de melhores práticas, com os workshops focados diversos aspetos da Gestão de um Centro Escutista.

Estes eventos são de especial importância para aquelas que são as políticas de desenvolvimento do Departamento Nacional de Centros Escutistas (DNCE), na sua vertente de divulgação dos nossos Centros e Campos Escutistas (CCE’s), assim como na perspetiva de trazer conhecimento e boas práticas que possam adicionar valor e eficácia quer nos procedimentos, na oferta, na qualidade, e na gestão dos recursos humanos e materiais.

Temas como angariação de fundos, diversidade e inclusão, Centros Scenes, team building, entre outros, estiveram na agenda do evento que foi idealizado e realizado por uma equipa transversal de dirigentes da WAGGGS e da WOSM provenientes de centros como o KISC, Our Challet ou Pax Lodge. Pela delegação portuguesa, foram apresentados o funcionamento do Departamento Nacional de Centros Escutistas (DNCE) e do Drave Rover Scout Centre.

Os contactos que são estabelecidos informalmente ou que decorrem de apresentações ou outros trabalhos levados pelos participantes, resultam sempre em mais valias que se projetam de forma positiva na visão e nos projetos que depois desenvolvemos nos nossos CCEs.

Texto: Departamento nacional de Centros Escutistas – DNCE

Fotografias: Organização do evento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

A primeira Digital Work Party no KISC

O Centro Escutista de Kandersteg organizou pela primeira vez uma “Digital Work Party”, entre 6 e 14 de abril, para escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação, e contou com uma delegação portuguesa.

ler mais »