Conhece Gustavo Ribeiro, candidato do CNE ao Comité do Kandersteg International Scout Centre

Tem 30 anos, é consultor informático e baterista amador. E candidato representante do CNE ao Comité do KISC. Gustavo Ribeiro é escuteiro há 23 anos e aceitou este desafio após ter integrado a equipa de staff do KISC entre 2022 e 2024.

Logo no início da temporada de Gustavo enquanto Gestor de Administração de Programa no KISC, o Chefe Nacional Ivo Faria e o Secretário Internacional do CNE Ricardo Matos visitaram o Centro. Jack Higgins, diretor do KISC à data, desafiou-os a ter um candidato do CNE para o Comité para as eleições desse mesmo ano. Na altura, não havia ninguém alinhavado capaz de ir em frente com uma candidatura, então acabaram por não avançar. Mas o “bichinho” continuou bem vivo em Gustavo. Após dois anos “muito intensos”, segundo o próprio, de Serviço em Kandersteg, quando surgiu a open call de candidaturas para o Comité, fez-lhe sentido avançar, nomeadamente devido à forte e constante presença nacional no Centro. “Portugal é um país muito presente no KISC. Não temos o poder económico que o resto da Europa tem, e a distância também é um fator a ter em conta, mas estamos constantemente em 4º ou 5º lugar a nível de escuteiros que temos em Kandersteg todos os anos”, contou Gustavo à Flor de Lis. Por outro lado, a sua experiência no KISC revelou-lhe uma lacuna na comunicação entre os membros do Comité e a equipa de staff do Centro: “A estratégia nem sempre estava alinhada com a operação. O que é válido, porque uma coisa é o que queremos fazer e outra é como vamos fazê-lo. Mas a minha ideia é tentar minimizar essa distância”. Gustavo, munido com o vasto leque de aprendizagens e competências que adquiriu nos seus dois anos no KISC, propõe-se a criar pontes robustas de comunicação e partilha entre o staff e os membros do Comité.

Gustavo já conta com 23 anos de escutismo. O primeiro “gostinho” internacional que teve foi ser IST no Roverway 2018, experiência que plantou a semente para que, em 2022, abraçasse a aventura de completar dois anos de voluntariado no KISC enquanto Gestor de Administração de Programa, tendo feito parte da reabertura do centro pós-pandemia, trabalhado nas celebrações do Centenário, desenvolvido parcerias entre o KISC e empresas locais, e muito mais. Atualmente, é Responsável Internacional do Núcleo do Oeste, é membro da equipa organizadora do RoverMoot 2025 e é Chefe na II Secção e Tesoureiro da Direção do Agrupamento 489 Lourinhã.

Mas o que é ao certo o Comité? O Comité do KISC é responsável por desenvolver a estratégia a longo prazo para o Kandersteg International Scout Centre e supervisionar o seu desenvolvimento e operações, incluindo a aprovação de orçamentos e políticas. Por sua vez, o Comité é eleito pelos membros da Associação do KISC – uma organização apolítica, sem fins lucrativos e não confessional – durante a Assembleia Geral, que se realiza no Centro. Cada membro tem o direito de participar e votar na Assembleia e fazer parte da tomada de decisões. Nesta reunião, além de se realizarem as eleições para o Comité, são apresentados para aprovação os relatórios e contas dos últimos anos, são decididas questões jurídicas oficiais e são tomadas decisões sobre grandes despesas. Este ano, a Assembleia e respetiva eleição para o Comité acontece a 25 de maio, havendo três modalidades de voto – presencial, online para quem se encontra remotamente ligado à Assembleia e por proxy, isto é, confiando o voto a outra pessoa que terá a responsabilidade de votar em seu nome. 

Esta campanha tornou-se pública a 29 de abril e processa-se, por enquanto, somente online, no Facebook e Instagram de Gustavo e nas redes sociais do CNE, para dar a conhecer o candidato e os seus objetivos. No próprio dia da eleição, haverá um momento específico para os candidatos se darem a conhecer pessoalmente aos membros – “Meet the Candidate” – em que cada candidato tem a sua própria sala e os membros poderão falar com eles, para conhecerem o trabalho que os candidatos se propõem a desenvolver no Comité.

Confere aqui os objetivos desta candidatura:

  • Fortalecer a ligação entre membros e ex-staff: aplicar a sua experiência enquanto ex-staff para delinear a estratégia do KISC; construir a comunicação entre membros para criar um sentido de comunidade; melhorar os benefícios dos membros, staff e ex-staff.
  • Inovar e inspirar: inspirar os visitantes a regressar frequentemente através de um plano estratégico a longo prazo; inovar nas experiências únicas a oferecer aos visitantes e staff; fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e competências com outros centros escutistas.
  • Colaborar com as organizações escutistas nacionais: receber o parecer das diversas organizações e incorporá-lo no planeamento estratégico do KISC; partilhar boas práticas com as diferentes organizações nacionais e incorporar aquelas que dêem resultados comprovados; promover o KISC junto das organizações nacionais.

 

A equipa da Flor de Lis deseja boa sorte ao nosso candidato representante do CNE!

Texto: Catarina Valada.

Foto: Gustavo Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.