Conselheiros do CNE reunidos

O Conselho Nacional de Representantes (CNR) decorreu este sábado em Fátima, 5 de março, em Fátima, no SDivine Fátima Hotel, Congress & Spirituality e contou com 180 conselheiros de norte a sul do país.

Após as boas vindas do Presidente da Mesa dos Conselhos Nacionais, João Armando Gonçalves, e a Oração, por parte do Assistente Nacional do CNE, Pe. Luís Marinho, iniciou-se o período antes da ordem do dia.

 

A Comissão Independente “Dar voz ao silêncio” foi apresentada a todos os presentes. Esta comissão surge para desenvolver um estudo sobre abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes (dos 0 aos 18 anos de idade) no seio da Igreja Católica Portuguesa. Após uma breve explicação do projeto, foram ainda identificadas as diferentes formas de intervenção e ainda o modo como o CNE pode colaborar e ajudar, a chegar mais longe esta mensagem.

 

A convite da Mesa dos Conselhos Nacionais, estiveram presentes por Zoom, o Chefe Nacional da Ucrânia Volodymyr Izvarin, e a Secretária Internacional, Olha Dybkaliuk para assistirem à apresentação da nova Plataforma 16, uma das iniciativas que a Junta Central desenvolveu, de forma a dar resposta a necessidades mais prementes, devido à guerra na Ucrânia.

A Junta Central levou ainda a votação de todos os presentes um voto de pesar em relação à guerra na Ucrânia, expressando o seu mais veemente repúdio pela grave violação ao direito internacional que a invasão do Estado soberano da Ucrânia, bem como a consequente violação dos mais elementares direitos humanos.

 

O Chefe Nacional da Ucrânia manifestou a profunda gratidão por todo o trabalho dos escuteiros portugueses, reforçando que todas as mensagens são importantes e deixou o pedido para que não o deixemos de fazer, mesmo estando longe. Visivelmente emocionado salientou que as palavras de todos são um encorajamento e que estão bem presentes no coração dos ucranianos.

 

Por fim, foi desenvolvida uma dinâmica de construção da bandeira da Ucrânia pela assembleia, após a aprovação do voto de pesar.

 

Seguiu-se a entrega dos prémios “Escuteiros Electrão”, a recolha contou com mais de 13 toneladas de pilhas e baterias em 2021. Assim, no âmbito desta iniciativa foram premiados os 10 agrupamentos de escuteiros que recolheram as maiores quantidades de resíduos.

 

Os trabalhos seguiram com a apresentação do responsável de comunicação do próximo Acanac, dando um ponto de situação relativo a todo o trabalho desenvolvido até aqui, o número de inscritos e ainda as melhorias que estão a ser desenvolvidas no Campo Nacional de Atividades Escutistas.

 

Seguiu-se a apresentação da revista Flor de Lis Digital. O diretor da revista, Mário Correia reforçou o papel da revista desde a sua criação, em 1925 e a sua constante evolução até aos nossos dias. Reforçou ainda que “ Neste ano que celebramos 97 anos da sua primeira edição, queremos acrescentar a este percurso um passo firme de progresso. O Passo da Digitalização da Revista.”

 

A partir de agora todos os Dirigentes poderão ter acesso também ao formato digital da revista. Brevemente possível fazer a assinatura da revista neste formato e assim aceder a qualquer hora em qualquer lugar.

A seguir a este período os conselheiros dividiram-se em grupos de trabalho, com as temáticas dos indicadores de desempenho e ainda temas como a Jornada Mundial da Juventude e o Centenário do CNE.

 

Já na parte da tarde os trabalhos começaram com a apresentação do Relatório e Contas 2020-2021 e o respetivo parecer do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, apresentado pelo seu presidente António Cerqueira. Após discussão e debate do documento este foi aprovado pela maioria.

 

Seguiu-se a apresentação da proposta da suspensão do programa “Mensageiros da Paz”. De forma a esta temática ter mais tempo de reflexão, partilha de ideias e debate, o proponente, David Ribeiro, da região do Porto, retirou a proposta. A intenção será levá-la de forma mais desenvolvida ao próximo CNR.

 

A fechar este Conselho e a pedido da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) foi entregue o Prémio Herói Mensageiros da Paz, a Joana Bacelar.

 

Relembramos que Joana foi distinguida no passado mês de dezembro pela sua extraordinária contribuição para o desenvolvimento da comunidade, a promoção da paz e ajuda em tempos de necessidade. Os projetos em que está envolvida destacaram-se entre centenas de outros projetos, marcando a diferença na vida dos beneficiários e das comunidades locais.

 

O próximo CNR ficou agendado para os dias 2 e 3 de julho, no Campo Escutista do Oeste.

Texto e fotografia: Susana Micaela Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

FEP participa no Encontro Anual do Grupo de Lisboa

Nos dias 7 e 8 de setembro decorreu em Bolonha, Itália, o encontro anual do Grupo de Lisboa. Este é um grupo europeu que junta países que têm o latim por base na sua língua materna: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Roménia.

Inscreve-te no Moot 2025: últimos dias!

Se estás a pensar em inscrever-te no Moot 2025, não percas mais tempo: as inscrições para participantes e IST terminam a 15 de setembro. As inscrições para Path Leaders foram prolongadas até 15 de outubro.