D. José Ornelas visita o Museu do CNE

O Museu do Corpo Nacional de Escutas recebeu a visita de D. José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, foi a última visita de 2022 do Museu do CNE no passado dia 29 de dezembro. D. José Ornelas, também bispo de Leiria-Fátima, tem acompanhado de perto as atividades do Corpo Nacional de Escutas.

Ao percorrer as várias salas, D. José encontrou, nas vitrines das décadas mais recentes da história do Escutismo, atividades nas quais esteve presente e partilhou algumas das suas memórias, comentando ter uma grande admiração pessoal pela disciplina da história. Existiu sempre durante a visita um diálogo refletivo a abordar a importância que o património histórico tem para cada comunidade/movimento e o quão relevante deve ser a sua comunicação (tanto interna, para os escuteiros, como externa para a sociedade).

O Centro de Documentação Escutista, que faz parte da Rede de Arquivos de Instituições Religiosas, apresenta várias valências: arquivo, biblioteca e museu, todos visitados por D. José Ornelas que comentou com espanto o trabalho de digitalização em curso (e que pode ser consultado no site do Museu do CNE). Esta visita foi compartilhada com membros do executivo da Junta de Freguesia do Beato, que anualmente realiza uma visita ao Museu do CNE localizado na mesma freguesia de Lisboa.

As visitas ao Museu do CNE são gratuitas (mas mediante marcação prévia) agenda a tua neste link.  

Acompanha as fotografias desta visita na nossa galeria.

Texto: Centro de Documentação Escutista, Bruno Cristóvão

Fotos: Centro de Documentação Escutista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »