Delegação do CNE entregou a Luz da Paz de Belém, a Marcelo Rebelo de Sousa

Hoje ao início da tarde o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa acolheu na Presidência da República uma delegação do CNE que lhe entregou a Luz da Paz de Belém.

Inês Graça, Secretária Nacional dos Projetos esteve presente com mais dois escuteiros transportando a Luz da Paz de Belém e ainda os votos de um Santo Natal ao Presidente da República.

“Trazemos a Luz da Paz de Belém, que este ano não percorreu os habituais 6.000 km desde a Basílica da Natividade em Belém, até Portugal, passando pela Áustria. Com efeito, a pandemia que vivemos impediu a partilha internacional da Luz a partir da Áustria, como sucede habitualmente. O mesmo sucedeu em 2020. Esta Luz que hoje lhe trazemos, percorreu 400 km, desde Mateus, Vila Real, até Setúbal” explicou Inês Graça.

Inês Graça descreveu ainda o significado da partilha desta Luz e ainda do tema escolhido para este ano “ este gesto é representativo do significado que a Luz tem para todos nós. É na comunidade, em comunidade e na partilha, nesta divisão, que a esperança, a alegria e o amor se multiplicam.

Redes de paz, é o tema deste ano de 2021.Para nós, escuteiros, as redes são símbolo da construção, feita de muitos nós, que nos unem, uns aos outros, escuteiros e não escuteiros, católicos e não católicos, portugueses e não portugueses.”

Marcelo Rebelo de Sousa ao receber esta “Luz” reforçou a importância do voluntariado, e do espírito de serviço. Fez ainda referência a alguns dados históricos do Escutismo no nosso país.

Relembramos que a Luz da Paz de Belém tem sido partilhada por todo o país, em cerimónias regionais e locais organizadas pelas Dioceses e Paróquias, Juntas Regionais e Agrupamentos. Foi agora a vez de a entregar ao Presidente da República, com votos de um Santo e Feliz Natal.

Texto: Susana Micaela Santos

Fotografias: António Rendeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *