No passado dia 11 de dezembro, a Equipa Projeto do XV Ciclo de Cenáculo regional da Guarda, realizou mais uma tertúlia online.

Esta tertúlia teve como tema “Deverá o Caminheiro só fazer Comissão de Serviço?”, tendo como oradores convidados os dirigentes Cristina Pinheiro da Região de Braga e Rafael Carvalho, mais conhecido como Rafa, da Região de Coimbra.

O tema central da tertúlia foi prontamente desmistificado por Cristina Pinheiro, que mostrou que o termo “Comissão de Serviço” é um termo que já não é usado. O termo Comissão de Serviço era utilizado para o Caminheiro fazia enquanto estava em insígnia de ligação, sendo esta o período de passagem entre uma seção e a seguinte, no caso dos caminheiros, a passagem de Caminheiro para Dirigente.

O Serviço é algo fundamental para o Caminheiro, este pode escolher ou não fazer o serviço de apoio às seções. No entanto, não esquecendo os problemas vividos no interior, seja de falta de elementos ou falta de chefes, por vezes os caminheiros são necessários fazer assegurar a sobrevivência das seções e até mesmo dos agrupamentos.

No entanto, apesar de uma conotação mais negativa dada à Comissão de Serviço, não nos podemos esquecer do lado positivo. Este lado positivo chegou-nos através do testemunho de uma Caminheira da Região de Coimbra que apesar de ser algo que começou por ser meio forçado, acabou por adorar a experiência.

Para concluir, a partilha de uma caminheira da região da Guarda mostrou a grande dificuldade dos agrupamentos do interior. De forma a garantir a sobrevivência do agrupamento, os Caminheiros decidiram dividir-se pelas seções de forma a ajudar os chefes. Apesar desta ajuda às restantes secções, os caminheiros marcaram outros encontros de forma a não perder o espírito da quarta.

Texto e fotografia de: EP XV Ciclo da região da Guarda.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Região de Lamego realiza o encontro do IX Ciclo de Cenáculo

Nos passados dias 9,10 e 11 de abril realizou-se o encontro do IX Ciclo de Cenáculo da região de Lamego. Esta atividade, inicialmente planeada pela equipa de projeto num formato presencial, decorreu em formato online, evitando assim adiar a atividade ou colocar em risco a saúde dos participantes.