Nasceu em Londres e foi o quinto de sete irmãos. Teve uma vida intensa e feliz. Através da sua carreira militar conheceu vários países, e transportou para o seu dia a dia os ensinamentos de vários povos com que se cruzou.
Inspirado nas suas aventuras, Baden-Powell decidiu ajudar os rapazes de Inglaterra a tornarem-se melhores cidadãos. Escreveu livros que todos os jovens ansiavam ler. Em 1907, deu o passo mais importante para a história do Escutismo: Um acampamento na Ilha de Brownsea para 20 rapazes.
Divididos em patrulhas, com vários cargos a desempenhar, estes jovens deram os primeiros passos num movimento que, nos dias de hoje, está espalhado por todo o Mundo.
Baden-Powell dedicou os últimos anos da sua vida ao Escutismo, e defendeu que para além de uma escola de vida, o movimento escutista deveria ser uma escola de valores para os jovens, onde estes crescessem de forma saudável e feliz.
A vontade do Fundador cumpriu-se. Neste ano, em que se comemora 155 anos do seu nascimento, o Escutismo é sem dúvida o maior movimento juvenil do Mundo, presente em todos os continentes, e que une os jovens no mesmo ideal.
Para conheceres a mensagem do chefe nacional, Carlos Alberto Pereira, sobre o dia do Fundador, clica aqui para video
Texto de:Cláudia Martins. Imagem: CNE.