A 22 de Fevereiro comemora-se o dia de Baden-Powell, fundador do Escutismo nascido no ano de 1857.

Nasceu em Londres e foi o quinto de sete irmãos. Teve uma vida intensa e feliz. Através da sua carreira militar conheceu vários países, e transportou para o seu dia a dia os ensinamentos de vários povos com que se cruzou.

Inspirado nas suas aventuras, Baden-Powell decidiu ajudar os rapazes de Inglaterra a tornarem-se melhores cidadãos. Escreveu livros que todos os jovens ansiavam ler. Em 1907, deu o passo mais importante para a história do Escutismo: Um acampamento na Ilha de Brownsea para 20 rapazes.

Divididos em patrulhas, com vários cargos a desempenhar, estes jovens deram os primeiros passos num movimento que, nos dias de hoje, está espalhado por todo o Mundo.

Baden-Powell dedicou os últimos anos da sua vida ao Escutismo, e defendeu que para além de uma escola de vida, o movimento escutista deveria ser uma escola de valores para os jovens, onde estes crescessem de forma saudável e feliz.

A vontade do Fundador cumpriu-se. Neste ano, em que se comemora 155 anos do seu nascimento, o Escutismo é sem dúvida o maior movimento juvenil do Mundo, presente em todos os continentes, e que une os jovens no mesmo ideal.

Para conheceres a mensagem do chefe nacional, Carlos Alberto Pereira, sobre o dia do Fundador, clica aqui para video

e
clica aqui para texto

Texto de:Cláudia Martins. Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Dia de São Jorge

Hoje celebra-se o dia de São Jorge, Patrono Mundial do Escutismo.

Operação Fátima 2024: Inscreve-te!

Já abriram as inscrições para a Operação Fátima 2024. Parte nesta missão de apoio aos peregrinos, na sua caminhada de fé até ao Santuário de Fátima.

O Escutismo do Estado Novo ao PREC

Sobrevivendo à repressão do regime salazarista e aos tempos conturbados do processo revolucionário, o nosso Movimento Escutista resistiu e prosperou. Queres saber mais sobre este período da História do CNE?