Dia Internacional da Biodiversidade 2021

No passado dia 22 de maio comemorou-se o Dia Internacional da Biodiversidade. O Presidente da República assinalou este dia reunindo Organizações Não Governamentais do Ambiente.

O Presidente da República Portuguesa, Prof Marcelo rebelo de Sousa, assinalou o Dia Internacional da Biodiversidade, com um alerta para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica e geológica e da conservação, regeneração e recuperação dos ecossistemas.

Esta importância foi-nos recordada de forma muito evidente pela situação de pandemia, durante a qual reforçámos a consciencialização do papel central da natureza nas nossas vidas, para o nosso equilíbrio físico e mental e para a sustentabilidade do planeta.

Foi para assinalar esta efeméride, que o Presidente da República se reuniu em Belém, com um conjunto de Organizações Não Governamentais do Ambiente (ONGA), de diversos pontos do País, que têm desenvolvido projetos emblemáticos nos domínios da conservação da natureza e da biodiversidade, tendo sublinhado o trabalho desenvolvido por estas organizações, espalhadas pelo território nacional, de grande relevância para a sensibilização e educação ambiental, para a preservação do património natural e salvaguarda dos ecossistemas e da biodiversidade.

O CNE, enquanto associado da CPADA (Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente), apresentou o projeto “Voluntariado aos Montes” o qual é desenvolvido pelo Agrupamento 295 Nossa Senhora da Conceição, e que se desenvolve no Parque Natural do Alvão.

Segundo Tiago Nunes, caminheiro que apresentou o projeto, “Foi um orgulho representar o CNE nesta excelente oportunidade de mostrar como o CNE é importante na conservação da biodiversidade apresentando o Voluntariado ao Montes. Foi sem dúvida também uma excelente experiência de aprendizagem e troca de ideias com outras ONGAs em prol da conservação da natureza e biodiversidade, tudo isto promovido pela Presidência da República, que se mostrou disposta a ouvir e apoiar-nos no futuro.”

Texto e fotografia de Presidência República

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Dia Mundial do Escutismo

Hoje, dia 23 de abril, celebra-se o Dia de São Jorge, Patrono Mundial do Escutismo. O Dia de São Jorge, patrono dos escuteiros, será celebrado