O programa de eventos deste’dia nacional da Cáritas’ inclui, para além do habitual peditório nacional – no qual tradicionalmente colaboram os escuteiros e cuja receita reverte para os diferentes projectos diocesanos -, conferências, música, exposições, visitas guiadas, recolha de sangue e uma eucaristia presidida pelo bispo de Santarém.
O tema deste ano tem por base o facto da Cáritas Europa que a Cáritas Portuguesa integra ser parceira da União Europeia na promoção do Ano Europeu do Voluntariado (AEV) 2011.
O AEV 2011 é, simultaneamente, uma celebração e um desafio. Celebração, por um lado, do compromisso de milhões de voluntários europeus empenhados em causas de serviço gratuito ao próximo. Por outro lado, desafio na resposta, gratuita e abnegada às múltiplas carências da sociedade.
Os esforços destes voluntários e dos vários milhares de organizações de voluntariado, que lhes dão enquadramento e apoio, fazem, de muitas formas, uma enorme diferença nas nossas vidas. O mundo estaria bem pior sem voluntários!
O AEV 2011 é, ainda, um desafio para os três quartos da população europeia que não participam em qualquer actividade de voluntariado, aos quais a Cáritas gostaria de dizer «que também elas podem marcar a diferença».
A Cáritas, comungando destes valores de gratuitidade, dedicação, serviço, amor ao próximo, entre outros, na génese, aliás, da sua acção e missão, irá, ao longo do ano e a nível nacional, promover e levar a cabo acções de sensibilização para a causa do voluntariado em Portugal sob a égide do seu lema Ser Voluntário, Ser Solidário.
Programa completo aqui.
Mais informação em www.caritas.pt.
Texto de: João Teixeira, Secretário Executivo do CNE.