A Cáritas Portuguesa celebra, no dia 27 de Março, o seu 'dia nacional'. Este ano subordinado ao lema 'Ser Voluntário, Ser Solidário', cujas manifestações mais relevantes ocorrerão em Santarém durante o último fim-de-semana deste mês.

O programa de eventos deste‘’dia nacional da Cáritas’ inclui, para além do habitual peditório nacional – no qual tradicionalmente colaboram os escuteiros e cuja receita reverte para os diferentes projectos diocesanos -, conferências, música, exposições, visitas guiadas, recolha de sangue e uma eucaristia presidida pelo bispo de Santarém.

O tema deste ano tem por base o facto da Cáritas Europa – que a Cáritas Portuguesa integra – ser parceira da União Europeia na promoção do Ano Europeu do Voluntariado (AEV) 2011.

O AEV 2011 é, simultaneamente, uma celebração e um desafio. Celebração, por um lado, do compromisso de milhões de voluntários europeus empenhados em causas de serviço gratuito ao próximo. Por outro lado, desafio na resposta, gratuita e abnegada às múltiplas carências da sociedade.

Os esforços destes voluntários e dos vários milhares de organizações de voluntariado, que lhes dão enquadramento e apoio, fazem, de muitas formas, uma enorme diferença nas nossas vidas. O mundo estaria bem pior sem voluntários!

O AEV 2011 é, ainda, um desafio para os três quartos da população europeia que não participam em qualquer actividade de voluntariado, aos quais a Cáritas gostaria de dizer «que também elas podem marcar a diferença».

A Cáritas, comungando destes valores de gratuitidade, dedicação, serviço, amor ao próximo, entre outros, na génese, aliás, da sua acção e missão, irá, ao longo do ano e a nível nacional, promover e levar a cabo acções de sensibilização para a causa do voluntariado em Portugal sob a égide do seu lema ‘Ser Voluntário, Ser Solidário’.

Programa completo aqui.

Mais informação em www.caritas.pt.

Texto de: João Teixeira, Secretário Executivo do CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

101º Aniversário do CNE reuniu escuteiros em Aveiro

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) celebrou, no dia 25 de Maio, os 101 anos do CNE. Um evento marcante para o CNE na cidade de Aveiro, reunindo aproximadamente 1300 participantes de nove regiões diferentes: Aveiro, Algarve, Porto, Lamego, Coimbra, Braga, Viseu, Viana do Castelo e Lisboa.