DNPC presente em Fátima durante a JMJ 2023

Entre os dias 24 de julho e 10 de agosto a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do Comando Sub-regional do Médio Tejo, operacionalizou Dispositivo Especial de Operações e Socorro “DEOS – JMJ2023 Fátima”, integrado no programa de eventos associados à Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ2023), contemplando a visita de Sua Santidade, o Papa Francisco, ao Santuário de Fátima.

O CNE, através do Departamento Nacional de Proteção Civil (DNPC) esteve integrado neste Dispositivo nos dias 4 e 5 de agosto onde, articulado com todas as Entidades, levou a cabo a Missão de apoio à peregrinação.

O Dispositivo do CNE foi responsável pela operacionalização do “Posto 5”, instalado no Parque 1 do Santuário, como já vem sendo hábito.

O Dispositivo contou com os meios humanos e os equipamentos necessários e adequados ao cumprimento da missão, nomeadamente 22 escuteiros oriundos de várias Regiões: Aveiro, Coimbra, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre e Castelo Branco, Porto, Santarém e Setúbal, tendo a sua área de descanso no Centro Nacional de Atividades Escutistas (CNEF).

Para que a Missão fosse bem-sucedida, tivemos como meios uma viatura de apoio, uma viatura de comando e coordenação e uma tenda de apoio e equipamento rádio para as comunicações que são imprescindíveis.

Para além do CNE estar contemplado na “Ordem de Operações Sub-Regional” foi elaborada uma matriz de planeamento, que foi sendo adaptada à medida das necessidades, tendo em conta quer a afluência de peregrinos, quer a especificidade dos mesmos.

 A Missão principal do contingente do CNE centralizou-se no encaminhamento de peregrinos perdidos, no controlo de multidões nos acessos ao Santuário, aquando das celebrações (escadas e vias de acesso às mesmas) e ainda na abertura de corredores de emergência. Foram ainda realizadas ações no acompanhamento de peregrinos ao Posto de Socorro do Santuário, acompanhamento a locais de alojamento, apoio na área da saúde, localização de viaturas de peregrinos, e apoio à Área da Logística (alimentação), no controlo de refeições (área nova atribuída ao CNE).

A avaliação final do trabalho efetuado foi muito positiva, tendo em conta a experiência no terreno das várias peregrinações que o DNPC apoia regularmente.

Texto e Fotos: Departamento Nacional de Proteção Civil (DNPC)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »