Moot, uma mudança inesquecível a 25 de julho, 119 escuteiros portugueses, juntaram-se a 5000 outros escuteiros de todo o mundo na Islândia, para viver o 15° World Scout Moot.

Divididos por 12 centros de expedição pela Islândia e inseridos em equipas internacionais, tiveram a oportunidade de viver experiências únicas, desde caminhar pelas montanhas e vulcões da ilha até atravessar glaciares, nunca pondo de parte o Serviço.

Após quatro dias, todos convergiram ao campo central, onde puderam partilhar as suas vivências e conhecer ainda mais sobre outras culturas, nomeadamente, no dia internacional onde todos puderam experimentar comidas e costumes dos 106 países participantes nesta atividade.

Os restantes dias foram preenchidos com workshops, tendo havido ainda quem tenha participado num desafio físico, tornando-se um “Spejderman”, e quem tenha ido Youth Forum onde foi discutido como a WOSM pode ajudar a cumprir os objetivos da ONU.

Todas as noites os participantes assistiram e participaram em espetáculos na arena principal, após os quais existiam momentos de convívio. Change foi o tema deste moot. Ao longo destes dias, os participantes foram convidados a aprender e a crescer, de modo a serem eles mesmos elementos de mudança, em casa e no mundo.

O contingente português volta a casa cheio de histórias para contar e com uma vontade renovada de mudar e melhorar o mundo.

Texto de: Pedro Andrade e Rafael Carreira. Fotografia de: Organização Moot 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

Moot: Path Leaders já preparam os trilhos

A organização do Moot lançou esta semana a aplicação Moot onde os participantes da atividade vão poder conhecer-se, relacionar-se e trabalhar os trilhos.