EC:Os: Oportunidades Educativas na Comunidade – Kidical Mass

Sabias que podes encontrar Oportunidades Educativas enquadradas na Oitava Maravilha do Método Escutista? A Secretaria Nacional Pedagógica volta a dar a conhecer projetos relevantes da sociedade civil, através da iniciativa EC:Os, que apresenta várias propostas educativas centradas no envolvimento na comunidade.

A iniciativa internacional Kidical Mass é a mais recente proposta integrada no projeto EC:Os, que desafia escuteiros, unidades e agrupamentos a participarem, ou até a organizarem eventos que promovam oportunidades educativas para os jovens.

O projeto EC:Os procura dar a conhecer iniciativas da sociedade civil que, pela sua ligação aos valores do Escutismo, podem ser proveitosas para os jovens, para o seu progresso pessoal e para reforçar a vivência da oitava Maravilha do Método Escutista, o Envolvimento na Comunidade.

Sob o lema “Espaço para a próxima Geração”, a Kidical Mass é um movimento internacional que promove a utilização de modos de deslocação ativos, como a bicicleta, a caminhada, os patins ou o skate, defendendo ruas mais seguras e acessíveis, sobretudo nas zonas envolventes às escolas.

Criado na Alemanha e presente em Portugal desde 2022, o movimento realiza duas edições anuais, durante os meses de maio/junho e setembro/outubro. A próxima edição nacional decorrerá entre setembro e outubro de 2026, envolvendo várias localidades de norte a sul do país.

O desafio lançado aos escuteiros passa por integrar uma das iniciativas já previstas na sua região ou, caso não exista nenhuma na sua localidade, promover a organização de uma Kidical Mass em subunidade, secção ou agrupamento, em articulação com os promotores do movimento.

Para além de proporcionar uma experiência de cidadania ativa, a participação nesta iniciativa pode contribuir para o desenvolvimento de diversos objetivos educativos do Sistema de Progresso, nas quatro secções, nomeadamente nas áreas da participação cívica, responsabilidade, serviço, liderança, trabalho em equipa e resolução de problemas.

A atividade poderá ainda apoiar a obtenção de especialidades como Ciclista, Desportos de Deslize com Rodas, Relações Públicas ou Cidadania e Voluntariado, reforçando a aprendizagem através da ação e do contacto direto com a comunidade.

No mesmo âmbito, é também sugerida a descoberta do projeto Pedalar sem Idade, uma associação sem fins lucrativos que proporciona passeios de triciclo a pessoas com mobilidade reduzida, promovendo o voluntariado, as relações intergeracionais e a inclusão social.

Sabe mais aqui.

Texto: Rodrigo Maurício

Fotografias: CNE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade