Edição 2021 do Encontro Nacional de Guias

No passado dia 15 de maio decorreu a edição deste ano do Encontro Nacional de Guias em formato semi-presencial.

Mais de duas centenas de escuteiros espalhados por todo o país participaram no Encontro Nacional de Guias, no passado dia 15 de maio.

“O mundo nas Tuas mãos!” foi mote do Tema de Consulta do Encontro deste ano que devido ao confinamento a que todos fomos sujeitos, levou ao cancelamento da edição de 2020. Porém, o tema proposto continuou pertinente, mais agora em que o desconfinamento coloca inúmeros desafios quanto à sustentabilidade ambiental.

Este ENG contou com alguns momentos de partilha presenciais, onde os Guias estiveram reunidos por região a discutir não só o tema de consulta, mas também muitos outros temas que os inquietam e que querem propor mudanças. E ainda outros momentos dinamizados através do Zoom.

Raquel Kritinas, Secretária Nacional Pedagógica na abertura lançou o desafio para que “ aproveitem e divirtam sobretudo, e deêm a vossa voz ao CNE, precisamos muito de vos ouvir.”

O Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria, visitou alguns Guias, reunidos na região de Braga e relembrou que “hoje o CNE recomeça as suas atividades nacionais em formato presencial e é algo que quero realçar.” Na sua mensagem reforçou ainda o papel do Guia “ Costumo sempre dizer que os líderes do CNE são os Guias, e é uma grande responsabilidade, porque além do tema de consulta também queremos saber o que todos acham que devemos e podemos fazer para tornar o mundo melhor. Espero levar as vossas ideias, propostas e preocupações.”

Esta edição fica registada como um dia de partilha e com muitas ideias para tornar o nosso movimento mais amigo do ambiente.

Texto de Susana Micaela Santos

Foto: JR Coimbra

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Dia Mundial do Escutismo

Hoje, dia 23 de abril, celebra-se o Dia de São Jorge, Patrono Mundial do Escutismo. O Dia de São Jorge, patrono dos escuteiros, será celebrado