“A difícil arte da amizade social” foi este o tema da edição de 2021 da Praça Central, que decorreu em vários espaços de Almada.
O dia começou na Academia Almadense com o registo dos participantes e, depois de uma breve abertura, seguiram-se alguns fóruns, o primeiro deles com o tema “O Tikun Olam do Samaritano” Cardeal Sean O’Malley, Arcebispo de Boston, que nos falou via vídeo. Em seguida conversamos sobre “Recomeçar” – Luis Parente Martins. A manhã acaba com uma conversa entre Manuel Carvalho da Silva, Rita Valadas, Rita Sacramento Monteiro e com Dina Matos Ferreira a moderar onde se falou da construção da amizade social nas dimensões da política e também da cidadania, da importância destas amizades sociais no nosso quotidiano e crescimento pessoal.
No período da tarde, decorreram, em quatro espaços diferentes (Externato Frei Luís de Sousa, Academia Almadense, Seminário de Paulo e Salão Paroquial) mesas abertas com o nome “das sombras ao sonho da amizade social” divididas em quatro áreas Cidadania, Política, Cultura, Diálogo.
O dia termina com a eucaristia de encerramento do bispo José Ornelas, bispo de Setúbal.
No total foram mais de 40 oradores, participantes de todas as idades e de várias partes do país que ao longo de 11 sessões – a acontecer presencialmente e via streaming para o que não se pudessem juntar fisicamente – exploraram o universo do que nos une…A Amizade Social.