Encerramento da Conferência Mundial da CICE

Finaliza mais uma Conferência Mundial da CICE após três dias de discussão, reflexão e aprovação de documentos.

Portugal foi o país anfitrião da Conferência Mundial da CICE (Conferência Internacional Católica do Escutismo).

Esta conferência com o tema “A nossa tenda está aberta a todas as religiões” elegeu novos país membros (Macau, Guiné Bissau, El Salvador, Egito, Malawi, Venuzuela e Niger) e ainda a nova equipa para o Comité Mundial da CICE, para os próximos três anos.

No segundo dia de trabalhos D. Joaquim Mendes, Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família esteve presente saudando todos os presentes e reforçando que a Conferência Episcopal olha para o Escutismo como um “Caminho de Esperança”. Deixou ainda o convite a todos a participarem na próxima Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar em Lisboa, em 2023.

Foi feito o enquadramento do documento “Visão Católica da Religião no Escutismo” pelo Juan Ambrósio, da equipa da Assistência Nacional do CNE. Os presentes foram convidados a refletir e a dar contributos de forma a continuar a enriquecer o documento. 

Durante os dias da conferência foram ainda realizadas reuniões das quatro regiões: Europa-Mediterrâneo, Inter-Americana, Ásia e África.

Os presentes tiveram ainda a oportunidade de participar, na noite de 12 de novembro, na oração terço e na procissão de velas no Santuário de Fátima.

O tema “Escutismo e o diálogo inter religioso foi igualmente abordado e discutido pelas regiões que compõem a CICE.

A fechar a ordem de trabalhos a Direção da CICE distinguiu com a Medalha de São Jorge alguns escuteiros, dos quais destacamos o nosso dirigente Pedro Duarte Silva, por todo o trabalho realizado, nomeadamente enquanto parte integrante da região Europa-Mediterrâneo e em diferentes grupos de trabalho.

Esta distinção significa tornar-se membro “uma apreciação da contribuição excepcional” que tem sido dada através do escutismo internacional para a educação dos jovens, para o desenvolvimento de sua personalidade, fé e envolvimento pessoal na sociedade. No espírito de Baden Powell, a CICE valoriza e incentiva a participação na fraternidade mundial do movimento escutista.

Antes do fecho dos trabalhos a nova equipa eleita para o Comité Mundial da CICE reforçou que pretendem desenvolver trabalho , proporcionando a estabilidade e cooperação entre todos os países membros.

Texto: Susana Micaela Santos

Fotografias: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).