Encontro Caminho Seguro

Entre os dias 13 e 15 de outubro realizou-se em Salamanca a primeira edição da atividade “Encontro Caminho Seguro” e que contou com a participação de aproximadamente 110 dirigentes e animadores das duas associações católicas de Portugal e Espanha, CNE e MSC, respetivamente.

Com o objetivo único de aprofundar o conhecimento das realidades dos dois países, de promover a partilha de boas práticas, assim como estruturar/construir conteúdos específicos de aplicação prática, esta atividade, não sendo de capacitação de formadores para ações formativas sobre a temática, pautou-se por um assumir de um compromisso pessoal e coletivo na edificação de um Escutismo como Movimento Seguro para todos.

Depois de uma sessão plenária, onde foram apresentadas as realidades atuais das políticas de salvaguarda em Portugal e Espanha, e de forma concreta as realidades no CNE e MSC, os participantes foram divididos em 4 grupos de trabalho, dinamizados por experientes e excelentes facilitadores de ambos os países.

Desde o acompanhamento das vítimas, a prestação de cuidados ao cuidador, os procedimentos e estruturas de suporte, como as ferramentas para trabalhar a proteção com crianças e jovens, cada grupo, numa lógica e dinâmica própria, procurou estabelecer pontes de forma a encurtar distâncias de realidades ímpares. Cada momento foi vivido numa profunda e acalorada partilha onde o vínculo comum foram experiências concretas, muitas delas vividas na primeira pessoa.

 A terminar esta excitante experiência de intercâmbio, já em assembleia geral, foram apresentadas as conclusões de cada grupo de trabalho. Como denominador comum, salienta-se o real desejo do compromisso de começar a servir, pois o que foi feito até agora é pouco ou nada!

Ainda houve tempo para um convivo mais descontraído que passou por um piquenique na Plaza de Anaya e pela tradicional ceia regional que ajudou a retemperar as forças depois da exigente subida às torres da catedral de Salamanca.

Num balanço, ainda que provisório, acredita-se que foram dados os primeiros passos onde, respeitando as diferentes realidades, a natureza dos conceitos e das experiências partilhadas, concretizadas em propostas de conteúdos, caracterizam de sobremaneira a proficuidade da atividade sempre com sentido de encontrar um caminho seguro para todos!

Texto: Francisco Brardo

Fotografias: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

A primeira Digital Work Party no KISC

O Centro Escutista de Kandersteg organizou pela primeira vez uma “Digital Work Party”, entre 6 e 14 de abril, para escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação, e contou com uma delegação portuguesa.

ler mais »