Encontro Nacional de Guias ‘22

Decorreu no passado fim de semana 14 e 15 de maio o Encontro Nacional de Guias (ENG) em Viana do Castelo.

Este encontro, organizado pela Secretaria Nacional Pedagógica, com o apoio da Junta Regional de Viana do Castelo contou com a presença de cerca de 400 Escuteiros, entre eles Guias e Dirigentes das várias regiões e equipa organizadora.

 

Ao longo destes dois dias os Escuteiros tiveram a oportunidade de debater o tema “Tecnologia no Escutismo” assim como outros temas de interesse para o Guias, que trouxeram das suas regiões. 

 

A aventura começou sábado pela manhã, quando os participantes se reuniram junto à Porta Mexia Galvão para a sessão de abertura, deixando-se envolver pelo imaginário deste ENG, baseado no filme “Ron dá Erro”. De seguida, iniciaram o tempo por secção, durante o qual tiveram a oportunidade de, para além de debater o tema central deste ENG, visitar alguns locais de referência tal como o Barco Gil Eanes. 

 

Pelas 17h00 foi tempo de “recarregar as baterias espirituais” e assistir à Eucaristia, presidida pelo Assistente Nacional, Pe. Luís Marinho, na igreja de S. Domingos. 

 

Após a Eucaristia, os participantes fizeram uma breve viagem de barco até à margem de Darque, viagem esta que lhes permitiu conhecer o local de pernoita – o parque de Campismo Inatel Cabedelo. Foi também aqui que se realizou a “Festa de aniversário do Barney”, um momento noturno de animação que contou com a presença de alguns grupos culturais de Viana do Castelo, nomeadamente o grupo de bombos de S. Sebastião (Darque) e o Rancho Folclórico de S. Paulo da Cruz.

 

O domingo ficou marcado pela discussão dos temas de interesse dos Guias através de uma dinâmica intersecções, pela eleição dos representantes de cada secção que apresentarão as conclusões do encontro no próximo Conselho Nacional de Representantes e pela apresentação e entrega das conclusões do encontro ao Chefe Nacional, Ivo Faria. 

 

Depois de um fim de semana recheado de novas ideias e aprendizagens, os Escuteiros regressaram às suas regiões com uma vontade renovada de fazer mais e melhor junto das suas unidades. 

Caso queiras saber mais pormenores sobre este encontro aguarda pelo artigo na revista Flor de Lis!

 

Texto: Carolina Figueiredo.

Imagem: Marília Freitas, Sara Batista, Beatriz Fernandes, Tomás Valente.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).