Dirigentes do Corpo Nacional de Escutas (CNE) debatem sábado em Serpins, concelho da Lousã, um documento que visa clarificar o estatuto dos centros e campos escutistas e melhorar o seu funcionamento.

O documento “Linhas Orientadoras para Centros e Campos Escutistas” vai ser discutido no Campo Escola de Serpins, em Vale da Ursa, no Encontro Anual de Centros Escutistas, em que deverão participar 22 dirigentes de 13 centros e campos do CNE, de norte a sul do país.

Estes encontros anuais, o último dos quais realizado em 2008, visam “clarificar o papel” dos centros e campos no seio do CNE, enquanto “espaços privilegiados para a reflexão dos escuteiros”, disse hoje à agência Lusa Joana Cunha, chefe do Departamento Nacional de Centros Escutistas.

Realçando que “não estão muito definidas as diferenças” de estatuto entre centro e campo, Joana Cunha disse que estes espaços estão igualmente “associados à natureza e à vida ao ar livre”, acolhendo anualmente milhares de escutas. “Cada um destes espaços tem uma equipa de gestão”, acrescentou, ao revelar que cada uma das 13 unidades vai fazer-se representar por um ou dois dirigentes no encontro da Lousã.

O documento “Linhas Orientadoras para Centros e Campos Escutistas” foi elaborado pela Secretaria Nacional de Planeamento e Desenvolvimento, liderada pelo Chefe José Carlos Castro. “Pretendemos clarificar o estatuto destes espaços e também partilhar experiências, a fim de melhor conhecer as práticas e dinâmicas de cada um”, afirmou Joana Cunha. A receção aos participantes começa às 09:00, devendo os trabalhos prolongar-se entre as 10:00 e as 17:00. As conclusões deverão ser divulgadas às 16:00.

Texto: Agência Lusa /// Fonte: www.correiodominho.com publicado no dia 30 de Abril de 2010 /// Ler artigo completo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

“Jesus, a Luz no meio do mundo”: Descobre a Proposta do Advento e Natal para 2025!

O Advento marca o início de uma caminhada que antecede o Natal, e o CNE quer ajudar todos os elementos a vivê-la em profundidade. A Equipa Nacional da Pedagogia da Fé apresenta a dinâmica “Jesus, a Luz no meio do mundo”, uma proposta simples e adaptável que pretende recentrar este tempo na fé, na esperança e na ação concreta.

Aveiro acolhe a Cerimónia Nacional da Partilha da Luz da Paz de Belém 2025

A Luz da Paz de Belém voltará a reunir escuteiros de todo o país numa celebração da partilha, este ano sob o tema “Luz da Paz de Belém, uma Luz que nos Orienta!”. A cerimónia nacional terá lugar em Aveiro, no dia 14 de dezembro de 2025, trazendo consigo um dia inteiro de atividades abertas a todas as secções.

A 4ª edição do ADRO está aí à porta!

A cidade de Braga irá receber nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2026, a 4ª edição do ADRO. Esta é uma atividade onde existe uma proposta de formação, experiências e partilhas em redor da Animação Espiritual no movimento, este ano o mote é “Permanecei na Cidade” (LC,24-49).

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade