Dirigentes do Corpo Nacional de Escutas (CNE) debatem sábado em Serpins, concelho da Lousã, um documento que visa clarificar o estatuto dos centros e campos escutistas e melhorar o seu funcionamento.

O documento “Linhas Orientadoras para Centros e Campos Escutistas” vai ser discutido no Campo Escola de Serpins, em Vale da Ursa, no Encontro Anual de Centros Escutistas, em que deverão participar 22 dirigentes de 13 centros e campos do CNE, de norte a sul do país.

Estes encontros anuais, o último dos quais realizado em 2008, visam “clarificar o papel” dos centros e campos no seio do CNE, enquanto “espaços privilegiados para a reflexão dos escuteiros”, disse hoje à agência Lusa Joana Cunha, chefe do Departamento Nacional de Centros Escutistas.

Realçando que “não estão muito definidas as diferenças” de estatuto entre centro e campo, Joana Cunha disse que estes espaços estão igualmente “associados à natureza e à vida ao ar livre”, acolhendo anualmente milhares de escutas. “Cada um destes espaços tem uma equipa de gestão”, acrescentou, ao revelar que cada uma das 13 unidades vai fazer-se representar por um ou dois dirigentes no encontro da Lousã.

O documento “Linhas Orientadoras para Centros e Campos Escutistas” foi elaborado pela Secretaria Nacional de Planeamento e Desenvolvimento, liderada pelo Chefe José Carlos Castro. “Pretendemos clarificar o estatuto destes espaços e também partilhar experiências, a fim de melhor conhecer as práticas e dinâmicas de cada um”, afirmou Joana Cunha. A receção aos participantes começa às 09:00, devendo os trabalhos prolongar-se entre as 10:00 e as 17:00. As conclusões deverão ser divulgadas às 16:00.

Texto: Agência Lusa /// Fonte: www.correiodominho.com publicado no dia 30 de Abril de 2010 /// Ler artigo completo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

A 13 de maio na Cova da Iria…

Celebra-se hoje, 13 de maio, a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, que aconteceu neste dia em 1917 na Cova da Iria.