Encontro Nacional de Chefes de Clã no Drave – Rover Scout Centre

Decorreu nos dias 13 e 14 de maio, no Drave – Rover Scout Centre (DRSC), a primeira edição do Encontro Nacional de Chefes de Clã (ECC), atividade organizada pelo DRSC.

O Encontro Nacional de Chefes de Clã juntou no Drave – Rover Scout Center, nos dias 13 e 14 de maio, 26 chefes de clã de vários pontos do país, onde foram abordados vários temas relacionados com a IV secção e com o papel do dirigente na dinamização do clã.

Sabemos que ser Chefe de Clã é muita coisa (e este fim de semana provou que podem ser ainda mais), contudo sentimos que não podemos ser ilhas isoladas, e por isso desafiámos todos os Vikings a reunirem-se na Drave, para o primeiro Encontro de Chefes de Clã.

Foi incrível ver a alegria e o entusiasmo com que os 26 valorosos chegaram, vindos dos quatro cantos de Portugal, tendo-se verificado que cada um deles viria a demonstrar-se essencial e único, nas diversas interações realizadas.

Entre partilhas, desabafos, constatações e transformações, o grupo trabalhou vários temas diretamente ligados à IV secção: Mística e Simbologia, Caminho do Triunfo, PPV e Carta de Clã, Sistema de Progresso, Funcionamento do Clã, Escutismo Movimento Seguro, Como motivar/cativar?, Qual o valor da Palavra/compromisso?, Qual o papel do Chefe de Clã? e dinamização pedagógica da Fé.

Foram momentos importantes para recarregar baterias, para unir pontos, para melhorar estratégias, para planear futuros incertos, para sonhar, para estreitar laços e para se ouvir dizer “tu estás a fazer um trabalho incrível, eu acredito em ti, tu não estás sozinho”.

Enquanto houver Chefes de Clã a sentirem-se ilhas isoladas, esta atividade continuará a fazer sentido pois “Hoje foi um dia diferente dos outros, porque eu até amei e fui amado”.

Nas palavras de um dos participantes podemos ficar a entender um pouco mais da importância deste encontro na preparação do dirigente neste papel que é ser chefe de Clã, uma secção diferente de todas as outras e em que os desafios encontrados podem muito bem ser superiores aos de outras secções.

Eis o testemunho da Cassilda Batista, uma das chefes de clã presentes no encontro:

“Qual o papel do Dirigente na IV?

Uma pergunta que quando pensamos no seu significado e na sua resposta nos deparamos com uma encruzilhada. No Encontro Nacional de Chefes de Clã realizado pela primeira vez no DRSC no passado fim de semana, foram abordados vários temas, em que a perspetiva e realidade de cada dirigente era diferente. Partilhámos e absorvemos conhecimento, experiências vividas na primeira pessoa.

Estava rodeada de realidade e métodos diferentes, em que apesar de as vezes funcionar outras vezes não, e continuávamos sem conseguir alcançar a resposta. 

Saímos deste encontro com uma ideia de qual é o papel do dirigente. Mas se nos unirmos uns aos outros encontramos o ideal do que se espera de um Chefe de Clã”.

Texto: Cláudia Costa – Equipa de Gestão do DRSC

Fotografias: Equipa de Gestão do DRSC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »