Cativar nos Encontros Regionais de Coimbra

“Cativar” foi o desafio lançado pela região de Coimbra a todos os lobitos e escuteiros. Um apelo à prática escutista presencial após meses de pandemia.

A região de Coimbra foi desafiada a ser diferente e a cativar, como o papel assumido pelo escutismo, que transmite uma energia que atrai.

 

As equipa dos departamentos pedagógicos inspiraram-se na história “O Principezinho de Antoine de Saint Exupéry, para que todos os lobitos e escuteiros de Coimbra olhassem e vivessem da mesma forma o desafio de “Cativar”.

 

O Principezinho de Antoine de Saint Exupéry

Com o Principezinho visitaram o asteroide e depois percorreram os planetas onde conheceram o Astrónomo, o Vaidoso, o Guarda-chaves, a Flor de três Pétalas, a Raposa, o Bêbado, a Rosa, o Geógrafo, o Piloto, o Homem de Negócios, o Vendedor, a Serpente, o Acendedor de Lampiões e o Rei. Todas as personagens transmitiram mensagens positivas, com desafios para enfrentar, com diferentes formas de ver a vida e com diversas formas de sonhar.

 

Foi em Cernache, em Arganil, em Góis, que os Lobitos e Escuteiros foram à conquista do Lema – CATIVAR e voltaram com a certeza de que “só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”; que “eu não preciso de ti, tu não precisas de mim. Mas de tu me cativares e se eu te cativar, ambos precisaremos um do outro”; que “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si e levam um pouco de nós” que “Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a tornou tão importante”; e “Que quer dizer “cativar”? – é uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa: ”-Criar Laços”.

 

 

Texto e fotografias:  Departamento Regional Comunicação e Imagem de Coimbra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Escuteira na Youth Action Week

O CNE esteve representado na Youth Action Week, do Youth Department – Council of Europe, entre os dias 27 de junho e 2 de julho,

Open Call Região Europeia

Estão abertas as inscrições para voluntários regionais que darão suporte ao novo plano trienal 2022-2025 da Região Europeia do Escutismo. Os voluntários regionais são essencialmente