O Encontro de Guias da IV, da região do Porto foi organizado pela Equipa Regional Pedagógica de Caminheiros e Companheiros da região.

A edição deste ano do EnQuarta realizou-se em Valbom, com a presença de 73 Caminheiros e 23 dirigentes, representando 24 Agrupamentos da região. Foram dois dias, 9 e 10 de fevereiro, em regime de acampamento e integrou momentos formativos, tanto para caminheiros como para dirigentes.

One on One, conversas entre pares, partilha de dúvidas, ideias, construção de propostas, ligações para o futuro entre caminheiros e clãs. Cinco temas discutidos ao longo de um Raide, entre dificuldades e soluções: Projeto Pessoal de Vida, Carta de Clã, Caminhada, A caminho do Triunfo, Sistema de Progresso. Ainda integrados no Raide dois temas de consulta sobre atividades regionais: São Jorge e Tudo ao Monte e Fé em Deus. Estes últimos dinamizados pelos conselheiros jovens do conselho jovem da junta regional do Porto.

Paralelamente decorreu um momento formativo para os dirigentes presentes sobre o ciclo de vida de um Caminheiro. Os dirigentes foram ainda consultados sobre a atividade regional de referência para caminheiros, a realizar em setembro do corrente ano, tendo estes contribuído para o enriquecimento do modelo pedagógico da mesma.

No plenário caminheiros e dirigentes apresentaram e discutiram as conclusões sobre os vários temas abordados deixando propostas concretas para a ação. Antes do fogo de conselho houve lugar à imposição formal dos conselheiros jovens pelo chefe regional que cada vez mais têm uma intervenção ativa com apresentação de propostas junto das equipas regionais e junta regional. No domingo finalizamos o encontro participando da animação da eucaristia junto da comunidade de Valbom.

Texto de: Cristina Ribeiro. Fotografia de: Manuel Joaquim.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *