“Escutar Fátima”

“Escutar Fátima” é a nova proposta pedagógica do CNE em parceria com o Santuário de Fátima, que foi apresentada no passado dia 28 de novembro, em Fátima. 

Esta apresentação começou logo pela manhã no Centro Nacional Escutista de Fátima, com a presença de Caminheiros e Dirigentes que anualmente participam no Serviço em Fátima. Os participantes formaram equipas onde estiveram a partilhar a sua experiência de serviço em Fátima ao longo dos anos. Logo após esta partilha sentida nas equipas decorreu a eucaristia e o almoço.

Ao início da tarde os participantes e alguns convidados reuniram-se na Sala do Bom Pastor, onde decorreu a apresentação do novo projeto pedagógico do CNE em parceria com o Santuário de Fátima. Uma proposta que tem como objetivo a vivência de uma nova experiência da Fé de forma a entendê-la, crescer nela e a descobrir a devoção por Nossa Senhora de Fátima. Desafia cada escuteiro a reconhecer a importância da Fé no movimento, a conhecer a mensagem de Fátima, a rezar na simplicidade da relação pessoal de cada um com Jesus e por fim o desenvolvimento da partilha da experiência da Fé através da peregrinação sendo um povo peregrino. Uma sugestão que se destina a ser enquadrada numa atividade típica de cada uma das Secções. Esta dinâmica tem três fases, a primeira fase chama-se PARAR que consiste em realizar alguns requisitos que devem ser validados pelo Chefe de Secção no passaporte da mesma, na sede. As fases seguintes, CAMINHAR e SER que devem acontecer no Santuário, sendo que um mês antes cada deslocação no âmbito da dinâmica os Agrupamentos deverão preencher um formulário de forma a que a equipa do CNE consiga ter tempo para articular com o Santuário de forma a que as atividades estejam prontas quando a Unidade chegar.

Este projeto foi um realizar de dois sonhos com muito anos do CNE e do Santuário de Fátima. 

Texto e fotografia: Matilde Gonçalves

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *