História ou lenda, conta-se que quando William D. Boyce visitou o Reino Unido, se terá perdido no nevoeiro das ruas de Londres e sido ajudado por um escuteiro desconhecido, que se recusou a receber uma recompensa dizendo que era um apenas escuteiro a fazer a sua boa acção diária.
Este acto fez com que Boyce procurasse encontrar-se com Baden-Powell e inspirou-o a fundar a associação, o que fez apenas quatro meses após regressar aos E.U.A.
Contando hoje com perto de 4 milhões de associados, a celebração do centenário da BSA começou em 2009 e durará até perto do final de 2010. Várias iniciativas terão lugar ao longo do ano, como por exemplo a renovação dos laços com antigos escuteiros, emissão de um selo postal e de uma moeda de dólar especial, uma votação nos melhores dirigentes da sua história, a celebração do papel do escutismo na vida familiar, um grande jogo de geocaching com mensagens sobre os pilares do escutismo, envio de cartas e encomendas para os homens e mulheres das forças armadas em serviço fora do país e um Jamboree nacional em Agosto de 2010, entre outras.
Texto: Cláudia Gomes