Escuteiros de Leiria-Fátima integram EAR durante os incêndios

Nos últimos dias Portugal tem sido devastado pelos incêndios um pouco por todo o território. Neste momento tão crítico os escuteiros são chamados a intervir, em articulação com a Proteção Civil e as Câmaras Municipais.

No dia 12 de julho de 2022, num dia (já esperado) quente, a região Leiria-Fátima foi chamada a intervir com as suas Equipas de Apoio à Retaguarda (EAR) nos incêndios que deflagraram na região.  Estas equipas formadas por Pioneiros, Caminheiros e Dirigentes do Corpo Nacional de Escutas (CNE), chamadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Leiria e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, foram prontamente para a retaguarda do teatro de operações dar apoio logístico na preparação e distribuição de refeições aos mais de 300 operacionais que se encontravam no terreno (Nas localidades de Caranguejeira, Boavista, Colmeias, Espite, Souto da Carpalhosa). Além deste apoio, as EAR ajudaram na evacuação, abrigo e no apoio psicossocial nas localidades de Freixianda, Pinheiro e Pousos, e na prevenção e identificação de incêndios nas freguesias de Arrabal e Batalha a pedido das respetivas juntas de freguesia.

Chegaram a estar simultaneamente cerca de uma dezena de equipas em vários pontos da região de Leiria-Fátima a prestar os mais diversos tipos de apoio e foram servidas mais de 3000 refeições nos últimos 4 dias.

O apoio dos escuteiros é muito valorizado e essencial porque permite que as equipas que estão no terreno a combater os incêndios sejam confortadas com uma refeição e com um local apropriado para descansarem, mesmo que seja por breves momentos.

Texto: Dep. Regional de Proteção Civil e Segurança – Junta Regional de Leiria-Fátima e Cláudia Xavier

Fotografia: Dep. Regional de Proteção Civil e Segurança – Junta Regional de Leiria-Fátima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

O KISC comemora o seu Centenário!

O KISC, Kandersteg International Scout Center, irá comemorar o seu Centenário em 2023. O convite é lançado a escuteiros de todo o mundo, para que

The Academy 2022

O CNE esteve presente na The Academy 2022, que decorreu de 2 a 6 de novembro, em Vilnius, a capital da Lituânia. The Academy é