Escuteiros Electrão: Reciclar para salvar o ambiente

Foram 42 os agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE) que participaram na 2ª edição da campanha “Escuteiros Electrão” com o objetivo de recolher pilhas e baterias usadas para reciclagem.

Com o propósito de marcar a diferença, a campanha “Escuteiros Electrão” é uma parceria entre o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos – que este ano resultou na recolha 13.435 quilos de pilhas e baterias, numa iniciativa que decorreu entre março e dezembro de 2021. Com um aumento de 15 por cento na recolha face ao ano anterior, o projeto visa a sensibilização e envolvimento de escuteiros, voluntários, pais e comunidade em geral para a preservação do ambiente.

Ricardo Furtado, diretor-geral adjunto do Electrão explica que «Acreditamos que esta iniciativa, que já vai na segunda edição, tem um enorme potencial para aumentar as recolhas de pilhas e baterias usadas um pouco por todo o país. Conta com o papel fundamental dos escuteiros portugueses na recolha e é a prova de que os mais jovens podem fazer a diferença em iniciativas que têm como fim último proteger o ambiente». O Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade do CNE, José Rodrigues realça que «Com esta campanha evitamos que produtos com maior teor tóxico contaminem os lençóis freáticos. Procuramos cumprir o desafio que Baden Powell nos lançou de deixar o mundo um pouco melhor do que quando o encontrámos”.

O primeiro lugar desta campanha foi alcançado pelo agrupamento 53 Serafina, da região de Lisboa, que recebeu um prémio de 2000 euros pela recolha de um total de 3115 quilos.

Conhece o top 10 dos agrupamentos que mais contribuíram para esta recolha!

Texto: Cláudia Xavier.

Imagem: Electrão| CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade