No dia 3 de Fevereiro, escuteiros de todo o mundo participaram no diálogo global do Banco Mundial, a primeira fase de desenvolvimento da Estratégia Ambiental para 2010.

O Banco Mundial acredita que a sua Estratégia Ambiental levará a uma abordagem eficiente da sustentabilidade ambiental que por sua vez se traduzirá no desenvolvimento sustentável dos países emergentes e em vias de desenvolvimento.

Sendo parte da consulta aos stakeholders do Banco Mundial, e a fim de preparar a definição da estratégia, a WOSM foi convidada para ajudar a preparar consulta aos jovens a partir dos escritórios de representação do Banco Mundial em Bruxelas. Os debates tiveram lugar em 7 cidades (Adis Ababa, Bruxelas, Cairo, Chisinau, Georgetown, Nairobi, Washington) por videoconferência e houve escuteiros presentes em todas as cidades, excepto Washington. Os participantes incluíam, entre outros, as Guias, membros de grupos escolares, departamentos governamentais para a juventude, o Fórum Europeu da Juventude, o British Council, ONGs locais dedicadas aos jovens e estudantes universitários.

Jaakko Weuro, escuteiro da Finlândia, moderou os debates, aumentando assim a visibilidade do Escutismo. Os debates foram animados e centraram-se em várias questões como a visibilidade dos assuntos ambientais e a importância de melhores sistemas educativos, a necessidade de trabalhar mais na base das organizações assim como vários outras questões específicas de cada país.
Os representantes do Escutismo sublinharam o seu impacto relembrando que um movimento de jovens global como a WOSM são organizações que funcionam de baixo para cima, e como tal, para chegar ao nível da base o principal objectivo de organizações internacionais como o Banco Mundial – é preciso ter em conta as realidades e possibilidades das comunidades, incluindo o processo de financiamento e os resultados esperados.

Esta consulta inicial vai continuar online e as várias partes interessadas vão poder continuar a enviar os seus comentários. O resumo da consulta de 3 de Fevereiro, a versão integral do debate e as fotos da consulta encontram-se disponíveis no site do Banco Mundial em www.worldbank.org.

Texto: Cláudia Gomes /// Fotografia: Arquivo WOSM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE

O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade