Escuteiros participam em projeto “Caparide, Ribeira Viva”

Escuteiros participam em projeto “Caparide, Ribeira Viva”

Os Pioneiros e Caminheiros do agrupamento 71, Parede, região de Lisboa juntaram-se à Associação Movimento Azul para limpar a Ribeira de Caparide, em Cascais, no âmbito do Projeto “Caparide, Ribeira Viva”.

 

Esta ribeira nasce na zona nascente da Serra de Sintra e deságua na zona da Praia de São Pedro do Estoril. Ao longo das suas margens tem algumas espécies invasoras, como por exemplo, canas-arundo donax e rícino-ricinus communis, estas são extremamente prejudiciais para o ecossistema da ribeira pois absorvem a pouca água que a ribeira tem nesta altura do ano.

Durante a manhã de 19 de junho, a III e a IV secção, juntamente com algumas associações e escolas do concelho, que estão a participar neste projeto, cortaram e limparam muitas das canas-arundo donax presentes na ribeira. Os Caminheiros enquadraram esta atividade no âmbito da sua caminhada que tem como tema principal o debater e desenvolvimento de algumas atividades enquadradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), neste caso esta atividade contribuiu para o ODS 14 (Proteger a Vida Marinha), ODS 15 (Proteger a Vida Terrestre) e ODS 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos).

As secções continuarão a fazer parte do projeto e num futuro próximo farão uma nova limpeza e mais tarde plantarão espécies autóctones, como por exemplo, freixos, tamargueiras, salgueiros, contribuindo assim para um mundo melhor juntamente com a sua comunidade, criando um espaço ao ar livre que poderá ser utilizado por todos.  

Texto e fotografia: Matilde Gonçalves

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *