Escuteiros Portugueses Celebram o início do Centenário do KISC

Já começaram as comemorações do centenário do KISC, Kandersteg International Scout Center, na Suíça. Conhece o testemunho de uma escuteira portuguesa que participou na International Rover Week – Youth Advocacy Training.

No mesmo ano em que o Corpo Nacional de Escutas celebra o seu centenário, também o Kandersteg International Scout Centre assinala os seus 100 anos de existência. A partir do dia 28 de dezembro de 2022, dois dos sete eventos de celebração deste ano tão especial arrancaram no KISC: o Welcome to the Centenary e a International Rover Week.

Estas atividades contaram com a participação de escuteiros de dois agrupamentos portugueses, da Região do Algarve e da Região de Setúbal. Estes escuteiros tiveram a oportunidade de realizar atividades na neve e na montanha, ter formação sobre tópicos específicos, partilhar a cultura portuguesa, aprender sobre o escutismo noutros países e ainda de celebrar a passagem de ano nos Alpes rodeados por 50 outras nacionalidades.

Participação na International Rover Week

Tive a sorte e o privilégio de ser selecionada para fazer parte do evento único que é a International Rover Week – Youth Advocacy Training, uma semana, financiada pelo World Scout Foundation, onde estiveram presentes Rovers de todo o mundo, da Austrália ao Canadá e que, apesar de todas as diferenças culturais ou religiosas, se regem pelos mesmos valores, Lei e Promessa.

O objetivo desta semana foi dotar os 29 Rovers provenientes de todas as regiões escutistas do mundo de ferramentas e conhecimentos para agir ativamente e impactar as suas comunidades locais em prol de um mundo melhor e de um futuro mais sustentável com foco nas áreas da Sustentabilidade e Direitos Humanos/Educação para a Paz. Um misto entre Rovers já experientes e ativos nas áreas descritas e Rovers interessados em dar os seus primeiros passos resultou em dias de formação repletos de partilha e de crescimento mútuo.

Tive a oportunidade de partilhar práticas realizadas na IV a nível local, regional e nacional e também projetos do Corpo Nacional de Escutas em torno dos desafios globais e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Estar rodeada de tantos jovens, tão inspiradores e com o entusiasmo de tornar o mundo num lugar melhor foi um imenso privilégio e fez-me compreender a fundo qual será o projeto que pretendo desenvolver daqui em diante na minha comunidade. Viver a passagem de ano no KISC, naquele que é o sonho de Baden-Powell de ser um Mini Jamboree permanente marcou a minha vida e a minha vivência escutista de uma forma que dificilmente esquecerei.

Durante o ano de 2023 decorrerão mais cinco eventos neste centro escutista nos Alpes suíços para celebrar os 100 anos da sua abertura. Mais informações em https://2023.kisc.ch/

Texto e Fotos: Leonor Moura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »