Tive a sorte e o privilégio de ser selecionada para fazer parte do evento único que é a International Rover Week – Youth Advocacy Training, uma semana, financiada pelo World Scout Foundation, onde estiveram presentes Rovers de todo o mundo, da Austrália ao Canadá e que, apesar de todas as diferenças culturais ou religiosas, se regem pelos mesmos valores, Lei e Promessa.
O objetivo desta semana foi dotar os 29 Rovers provenientes de todas as regiões escutistas do mundo de ferramentas e conhecimentos para agir ativamente e impactar as suas comunidades locais em prol de um mundo melhor e de um futuro mais sustentável com foco nas áreas da Sustentabilidade e Direitos Humanos/Educação para a Paz. Um misto entre Rovers já experientes e ativos nas áreas descritas e Rovers interessados em dar os seus primeiros passos resultou em dias de formação repletos de partilha e de crescimento mútuo.
Tive a oportunidade de partilhar práticas realizadas na IV a nível local, regional e nacional e também projetos do Corpo Nacional de Escutas em torno dos desafios globais e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Estar rodeada de tantos jovens, tão inspiradores e com o entusiasmo de tornar o mundo num lugar melhor foi um imenso privilégio e fez-me compreender a fundo qual será o projeto que pretendo desenvolver daqui em diante na minha comunidade. Viver a passagem de ano no KISC, naquele que é o sonho de Baden-Powell de ser um Mini Jamboree permanente marcou a minha vida e a minha vivência escutista de uma forma que dificilmente esquecerei.
Durante o ano de 2023 decorrerão mais cinco eventos neste centro escutista nos Alpes suíços para celebrar os 100 anos da sua abertura. Mais informações em https://2023.kisc.ch/