Escuteiros portugueses vencem Concurso Nacional

A comunidade nº 90, do Agrupamento 522 Coz, do Núcleo do Oeste, Região de Lisboa, irá representar Portugal, em Bruxelas, após sair vitoriosa do concurso nacional de debates do projeto “Climate of Change”.

Decorreu este fim de semana a final dos torneios de debates do projeto CoC – Climate of change, torneiro de debates promovido pelo IMVF (Instituto Marquês Valle Flor) em parceria com o Departamento Nacional de Ambiente – Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade, sobre o tema “Alterações Climáticas e Migrações”, com o objetivo de promover nos jovens a capacidade de investigar, estruturar argumentos e debater, ao mesmo tempo que lhes permite aprofundar os seus conhecimentos sobre os temas em debate.

Depois da ronda interna de debates no CNE, foram apuradas as duas equipas para participarem nas duas fases seguintes do projeto: a final nacional (debates em português, no sábado, dia 19) e o Debate Day (debates em inglês, no domingo, dia 20). Foram debatidos temas extremamente relevantes e sensíveis como a responsabilidade e obrigações dos países que mais poluem, as migrações de origem climática e a neutralidade carbónica na União Europeia.

Os pioneiros do agrupamento 522 Coz e os pioneiros do agrupamento 320 Évora foram as duas equipas representantes do CNE, que fizeram excelentes prestações ao longo de todo o torneio!

No sábado, os nossos jovens debateram-se com outras equipas de escolas, em várias rondas de debates, para ser selecionado o campeão nacional, tendo ganho este torneio uma equipa do Colégio São João de Brito, Lisboa.

No domingo, as duas equipas do CNE entraram novamente em competição, mas desta vez com debates em inglês. É com muito orgulho e felicidade que anunciamos a vitória da equipa de pioneiros do 522 Coz no torneio do Debate Day, que se tornou assim a equipa portuguesa selecionada para ir a Bruxelas para os debates Pan-Europeus em Novembro de 2021.

Os nossos jovens pioneiros que participaram neste projeto ganharam uma experiência incrível e ficaram com um conhecimento aprofundado sobre temas bastante relevantes e disruptivos na nossa sociedade, estando assim mais capacitados e prontos para agir, pelo futuro do nosso planeta. Agradecemos a todos os que aceitaram este desafio e parabéns a todos, pelo vosso desempenho e dedicação!

 

Texto:
Departamento Nacional de Ambiente – DNA
ambiente@escutismo.pt
Fotografia:
Agrupamento 522 Coz
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *