O Dia Nacional do Mar contou com o envolvimento de escuteiros numa ação global de limpeza de zonas costeiras e fluviais.

No Dia Nacional do Mar, comemorado a 16 de Novembro, e como forma de mostrar e exemplificar o empenho do CNE na proteção da natureza, dinamizou atividades nacionais de limpeza de praias e zonas fluviais.

Em todo o País estiveram envolvidos 44 agrupamentos de 13 regiões, mobilizando cerca de 1.800 escuteiros e pais que no total recolheram cerca de 8.600 kg de lixo.

Entre os diferentes tipos de lixo recolhido encontraram-se: matriculas, motas, carrinhos de supermercado, pneus, frigoríficos, sendo um dos mais frequentes o cotonete de plástico. E a explicação é simples, segundo José Rodrigues, Secretário Nacional do Ambiente e Sustentabilidade “As pessoas tendem a colocar os cotonetes na sanita, e como são mais finos do que as redes das estações de tratamento de águas, estes vão diretamente para o mar e rios, aumentando a poluição causada pelo ser humano, prejudicando todo o ambiente”.

A Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade promove o mês de novembro como o “Mês do Mar”, onde centenas de ações terão lugar, e onde todos os Agrupamentos (do continente e das ilhas) são chamados à ação pela defesa das nossas praias e das zonas costeiras e fluviais. É hora de agir; vamos torná-las mais limpas!

De salientar que esta ação “Mês do Mar” assinala os 41 anos que passaram desde a primeira ação de limpeza de praias dinamizada pelo CNE.

Texto e fotografia de: Secretaria Nacional Ambiente e Sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

O Escutismo do Estado Novo ao PREC

Sobrevivendo à repressão do regime salazarista e aos tempos conturbados do processo revolucionário, o nosso Movimento Escutista resistiu e prosperou. Queres saber mais sobre este período da História do CNE?

Em contagem decrescente até aos 50 anos da Revolução dos Cravos

Até dia 25 de abril, o site da Flor de Lis vai dar-te a conhecer mais sobre a Revolução que há cinco décadas devolveu a liberdade ao nosso país e o seu impacto no escutismo. Para refrescar a tua memória, trazemos-te 10 curiosidades sobre os acontecimentos do golpe militar que derrubou o Estado Novo.

Servir em Fátima: Inscrições abertas

Participa no acolhimento dos peregrinos do Santuário de Fátima nas Peregrinações Aniversárias, a 12 e 13 dos meses de maio até outubro, e na Peregrinação das Crianças, a 10 de junho. Já te podes inscrever!