Estão abertas as inscrições para o Simpósio promovido pelo Projeto Entre Linhas

Enquadrado no Projeto Entre Linhas, o Simpósio «Lugares da afetividade e da sexualidade na configuração da identidade pessoal», irá decorrer nos dias 28 e 29 de janeiro, em Coimbra.

Desde 2020 que é desenvolvido no Corpo Nacional de Escutas (CNE) o Projeto “Entre Linhas. A sexualidade humana: entre a natureza, a cultura e a liberdade”, com o apoio da Fundação Proticus, e em parceria com outras instituições, como a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, o Secretariado Nacional da Educação Cristã o Movimiento Scout Católico e a Conferência Internacional Católica do Escutismo – Região Europa Mediterrâneo.

É neste contexto que será realizado o Simpósio «Lugares da afetividade e da sexualidade na configuração da identidade pessoal», nos dias 28 e 29 de janeiro, no Auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra. A participação é aberta a todos, inclusive a pessoas externas ao movimento escutista e tem um custo de 10 euros por participante. As inscrições estão abertas até ao dia 22 de janeiro.

Para mais detalhes sobre o processo de inscrição, alimentação e alojamento, consulta a circular 01-AN-2023, disponível neste link. Para detalhes sobre o programa destes dois dias, consulta aqui o programa.

Que oradores estarão no Simpósio?

O Simpósio contará com oradores especialistas de 10 diferentes áreas do saber. Susana Sá, Carlos Costa, Américo Pereira, Maria Manuel Vieira, Sandra Ribeiro, João Barbosa de Melo, Juan Ambrosio, João Duque, Miguel Vale Almeida, Inês Espada Vieira e Jorge Teixeira da Cunha irão protagonizar diversos diálogos cruzados e conferências plenárias que ajudarão a identificar os diversos lugares da afetividade e sexualidade na configuração da identidade pessoal. Conhece em detalhe o percurso dos oradores neste link. Aliando workshops de concretização pedagógica no escutismo, na escola, na catequese e na família, com esta iniciativa o CNE pretende aprofundar uma das áreas de desenvolvimento do seu Programa Educativo. 

O CNE pretende com este Projeto, capacitar os seus dirigentes para pensarem e agirem, no contexto da educação, sobre a afetividade e sexualidade humanas, num trabalho cada vez mais consciente e profundo de transformação social e aprofundamento da fé cristã entre os jovens. O CNE pretende, ainda, ser dínamo de pensamento e ação da Igreja sobre o tema da Afetividade e Sexualidade.

Texto: Cláudia Xavier

Fotografia: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »