Há 10 anos, o CNE realizou um estudo pioneiro e multidimensional na área do seu voluntariado, nomeadamente no que se referiu à sua caracterização, motivações, valor económico e sentido de comunidade, constituindo-se como uma referência nacional e internacional, com diversas publicações científicas.
Mais do que as publicações que lhe conferiram cientificidade, os seus objetivos foram promover um conhecimento interno dos nossos voluntários na Associação, sobretudo como nos caraterizamos, que motivações nos movem, que valor económico está associado ao trabalho desempenhado e qual o sentido de comunidade que temos. Estes dados são importantes não só para nós internamente, mas também para a nossa afirmação no segundo centenário, que começa daqui a pouco.
Passaram-se 10 anos e este ano o nosso CNE faz 100 anos, data que se pretende que seja
amplamente celebrada.
Nesse sentido, achou-se por bem voltar a reproduzir este estudo, passada que está uma geração, e verificar o que mudou, ou não, entretanto.
Para isso, pedimos a colaboração de todos os associados dirigentes e candidatos a dirigentes que preencham o questionário cujo link se encontra disponível aqui, e que está disponível até ao próximo dia 17 de janeiro.
O Sentimento de Comunidade, as Motivações dos Voluntários e o Valor Económico do
Voluntariado no CNE: Mais do que caracterizar o passado, é importante olharmos para o presente e para o futuro. As respostas a todas as perguntas são fundamentais, para um estudo o mais completo possível.
Participem! Qualquer dúvida poderá ser esclarecida através do email estudos.cne@escutismo.pt.