Estudo sociológico do CNE no seu 1º centenário – é importante responder

Foi alargado o prazo para responder ao Estudo sociológico do CNE, que estará disponível até ao próximo dia 17 de janeiro. A resposta de todos os dirigentes e candidatos a dirigentes é muito importante.

Há 10 anos, o CNE realizou um estudo pioneiro e multidimensional na área do seu voluntariado, nomeadamente no que se referiu à sua caracterização, motivações, valor económico e sentido de comunidade, constituindo-se como uma referência nacional e internacional, com diversas publicações científicas.

Mais do que as publicações que lhe conferiram cientificidade, os seus objetivos foram promover um conhecimento interno dos nossos voluntários na Associação, sobretudo como nos caraterizamos, que motivações nos movem, que valor económico está associado ao trabalho desempenhado e qual o sentido de comunidade que temos. Estes dados são importantes não só para nós internamente, mas também para a nossa afirmação no segundo centenário, que começa daqui a pouco.

Passaram-se 10 anos e este ano o nosso CNE faz 100 anos, data que se pretende que seja
amplamente celebrada.

Nesse sentido, achou-se por bem voltar a reproduzir este estudo, passada que está uma geração, e verificar o que mudou, ou não, entretanto.

Para isso, pedimos a colaboração de todos os associados dirigentes e candidatos a dirigentes que preencham o questionário cujo link se encontra disponível aqui, e que está disponível até ao próximo dia 17 de janeiro.

O Sentimento de Comunidade, as Motivações dos Voluntários e o Valor Económico do
Voluntariado no CNE: Mais do que caracterizar o passado, é importante olharmos para o presente e para o futuro. As respostas a todas as perguntas são fundamentais, para um estudo o mais completo possível.

Participem! Qualquer dúvida poderá ser esclarecida através do email estudos.cne@escutismo.pt.

Texto: Grupo de Trabalho do Estudo Sociológico

Fotografia: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

ler mais »

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).

ler mais »