Feliz Dia da Criança Lobitos!

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Criança, um dia que é sinónimo de brincadeira, de felicidade e muita alegria!

O Dia Mundial da Criança foi estabelecido em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento. Apesar de esta dia se comemorar em Portugal a 1 de junho, a as Nações Unidas reconheceram o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser o dia que assinala a aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959.

Lobitismo no Corpo Nacional de Escutas

As crianças mais pequenas no Corpo Nacional de Escutas (CNE) são inseridas nos Lobitos, que tem idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. O Lobitismo tem como fundo educativo o “Manual do Lobito” escrito por Baden-Powell (B.P.) e que contou com um enorme contributo de Vera Barclay, uma das grandes impulsionadoras e fundadora do Lobitismo. A vida da I secção, que se identifica como Alcateia, é inspirada na história do “Livro da Selva”, de Rudyard Kipling. Desta forma, os lobitos através do mundo da selva, que tem como personagem principal Máugli, aprendem e vivenciam novas experiências, através de tarefas, sentido de responsabilidade e vivência em grupo. Na Alcateia as crianças têm a oportunidade de despertar para o gosto pela natureza, promover a sua criatividade e através do método “aprender fazendo”, criam as bases para que no futuro sejam jovens e adultos mais independentes e também cidadãos ativos e participativos na sociedade.

Falando em números, agora que está cada vez mais próximo o 24º ACANAC, que se realizará de 1 a 7 de agosto em Idanha-a-Nova, estarão presentes 2.340 Lobitos!

Feliz Dia Mundial da Criança a todos os Lobitos do CNE!

Para conheceres melhor a história do Lobitismo clica aqui.

Texto: Cláudia Xavier.

Fonte: Eurocid – Informação Europeia ao Cidadão

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Kandersteg Digital Work Party

O Centro Escutista de Kandersteg está a organizar pela primeira vez uma International “Digital” Work Party para todos os escuteiros com conhecimentos em programação ou tecnologias de informação.

MOOT 2025, envolvimento local

A organização do World Scout Moot 2025 pede o apoio e a mobilização dos Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas e grupos locais da Associação de Escoteiros de Portugal, a fim de colaborarem no desenvolvimento de uma das partes mais importantes da atividade: os Paths (Trilhos).