A noite de 27 de maio juntou no Altice Braga Fórum 23 mil escuteiros, oriundos de todas as regiões do Corpo Nacional de Escutas (CNE). O mote foi muito simples: Celebrar os 100 anos de existência do Escutismo Católico Português. Ninguém ficou indiferente a esta festa que quis ser memorável, como a data o exigiu.
A Eucaristia, celebrada por D. José Cordeiro, Bispo Primaz de Braga, iniciou os festejos. Na Homilia, D. José Cordeiro destacou qual o trunfo do CNE «a sua intergeracionalidade interna, colocando os adultos de várias idades a caminhar com as crianças e os jovens, acompanhando-os, desafiando-os». Destaca ainda que a celebração do centenário do CNE dá forma ao sonho de Jesus Cristo e que «É fundamental dar sonho à vida. Mas o decisivo é dar, hoje, agora, vida aos nossos sonhos».
Em seguida, a Banda do Centenário, que juntou escuteiros de vários agrupamentos, animou todos os escuteiros com músicas escutistas e outras bem conhecidos dos cancioneiros do CNE.
Sameiro Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, esteve presente na festa e agradeceu a presença dos 23 mil escuteiros na cidade «Braga foi inundada por uma imensidão de jovens, que nos trouxeram o ânimo, a vitalidade, e a alegria de fazerem parte de um movimento como o Corpo Nacional de Escutas, e que ao celebrarem 100 anos de existência, sempre o fizeram com o entusiasmo próprio de quem viver o espírito de serviço».
Para o Ministro da Educação, João Costa, que também é escuteiro, foi uma alegria estar presente nesta comemoração porque há 40 anos celebrou os 60 anos do CNE «na altura pensei “será que cá vou estar nos 100 anos?”, e cá estou e continuo escuteiro. É bom celebrarmos este nosso movimento porque somos aqueles, os únicos em Portugal que conseguimos ter conversas sobre jarreteiras! Somos os únicos que sabem o que é um bivaque, mas somos sobretudo aqueles que celebramos a amizade, os valores, a festa da amizade, do que é ser escuteiro. Parabéns CNE! Parabéns a todos os dirigentes voluntários que fazem o CNE acontecer e venham mais 100, venham mais 200! Nós cá continuaremos a fazer o mundo melhor, a transformar o mundo e a fazer os outros felizes!».
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não esteve presente na festa, mas enviou uma mensagem a todos os escuteiros, onde frisou a gratidão que todos os portugueses e o governo têm pelo trabalho desenvolvido pelo escutismo católico português. Referiu que agora é tempo de «olhar para o futuro. A partir de Braga, olhar para o futuro». O Presidente da República tem a certeza que «o próximo século vai ser muito melhor do que o século que hoje de alguma maneira termina. Portugal deve-vos tanto, tanto, tanto! Daqui a 100 anos Portugal deverá ainda mais! Obrigado Corpo Nacional de Escutas».