Field Day atrai escuteiros a Aveiro

O Field Day é uma atividade preparatória para o Jota Joti, que pretende motivar e atrair os jovens para o radio escutismo e que tem no seu expoente máximo o Jota Joti que é a maior atividade mundial anual escutista.

Através do Field Day, que é uma atividade nacional, promove-se a utilização segura da internet e da rádio, através de jogos e dinâmicas pedagógicas, e que este ano teve lugar no Centro de Formação Padre Horácio Cura, Agrup. 970 S. Pedro da Palhaça, na Região de Aveiro, no dia 2 abril.

 

O imaginário desenvolvido, e que enquadrava a atividade, retratava a história de uma pequena e jovem coruja que um dia descobriu que se tinha perdido de amores por um belo gato preto, mas devido à dificuldade de comunicação, pois ela piava e o gato miava, não conseguiam comunicar. Foi então que um pardal lhe contou uma história onde havia uma língua antiga que era comum a todos os animais. Quem a conhecesse poderia falar com qualquer animal que existisse na terra, desde o pequeno pintainho até ao enorme elefante. Estava escrita em códigos e cifras múltiplas que, quando desvendadas, davam acesso a um mundo fantástico onde todos se entendiam, onde todos falavam a mesma língua, partilhando ideias e ideais, falando de amor e de paz, de amizade, de livros e aventuras, de sonhos que nunca tinham sido sonhados por ninguém. E desta forma conseguiu-se a ligação entre o Radioescutismo e as diversas ofertas pedagógicas que o mesmo proporciona, reforçando a linguagem comum que é o radioescutismo, a qual consegue unificar as diferenças, sejam de língua ou de credos, através da plataforma da internet ou da rádio.

 

Durante a manhã, e englobados nas atividades do JOTI (jamboree na internet) as quatro seções comunicaram, em dois momentos diferentes, através de videoconferência nacional, com os agrupamentos inscritos, potenciando a importância da internet numa forma positiva e segura de comunicação.

 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) esteve presente com a apresentação de dois ateliers sobre Internet Segura, no âmbito do programa Escola Segura, tendo abordado as suas vantagens e perigos para as quatro seções presentes, de acordo com as faixas etárias.

 

Os ateliers mais práticos decorreram na parte da tarde, englobados nas atividades do JOTA (jamboree no rádio), aproveitando os excelentes espaços do Campo Escutista anfitrião – eis alguns exemplos: montagem de antenas; telefone (utilizar um copo e um fio para transmitir mensagens); homógrafo (transmissão de mensagens com bandeirolas); código morse; alfabeto fonético; comunicações rádio, e a construção de um mapa mundo com leds.

 

Foi um dia rico em aprendizagens e interações, permitindo levar o Radioescutismo aos escuteiros, demonstrando que continua a ser uma ferramenta educacional atual e interessante.

Em outubro estaremos novamente em Aveiro, região que acolhe a estação nacional do JOTA JOTI.

Texto e fotografia: Departamento Nacional de Radioescutismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Escuteira na Youth Action Week

O CNE esteve representado na Youth Action Week, do Youth Department – Council of Europe, entre os dias 27 de junho e 2 de julho,

Open Call Região Europeia

Estão abertas as inscrições para voluntários regionais que darão suporte ao novo plano trienal 2022-2025 da Região Europeia do Escutismo. Os voluntários regionais são essencialmente